×

GOVERNO TEMER | Assis Filho assume Secretaria da Juventude após fraudar seleção da pasta

Francisco de Assis Costa Filho assumiu função na Secretaria Nacional da Juventude nesta segunda-feira (16), ao mesmo tempo que responde a um processo de improbidade administrativa. Ele é acusado de ser funcionário fantasma do município de Pio XII em Maranhão. Também é acusado agora de ter mentido no processo seletivo para o cargo que acaba de assumir no governo Temer.

terça-feira 17 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Após Bruno Júlio, o anterior secretário, pedir demissão e deixar o cargo após polêmicas declarações sobre as massacres nas prisões no Amazonas e em Roraima, afirmando que "tinha era que matar mais" e que "tinha que fazer uma chacina por semana", o que posteriormente repetiu no seu facebook, Costa Filho assumiu o cargo. Da mesma forma que Bruno Júlio, Costa Filho também é filiado ao PMDB do golpista Michel Temer.

O novo Secretário Nacional da Juventude assume o cargo em meio ao colapso do sistema carcerário com centenas de pessoas mortas em presídios no começo de 2017. Os presídios encontram-se em clara situação de superlotação e uma completa precarização do funcionamento das instituições.

Ao assumir o cargo Costa Filho quis se distanciar das posições do anterior secretário Bruno Julio afirmando que acredita que a violência não é combatida com violência e nós precisamos enxergar os seres humanos a partir do princípio da igualdade. [...] Vamos enfrentar a violência com políticas públicas", ao mesmo tempo que desestimava a gravidade das declarações afirmando que são só de "caráter pessoal".

Sobre o processo de improbidade administrativa, o Ministério Público do Maranhão afirma que Assis Filho exerceu três funções na Prefeitura da cidade, como secretário de Cultura, professor e procurador-geral do município da cidade de Pio XII entre os anos 2014 e 2016. O novo Secretário Nacional da Juventude se defende afirmando que o processo não lhe causa constrangimento e que exerceu os cargos em momentos diferentes e que não foram acumulativos.

O novo secretário desmentiu a veracidade das acusações e sugeriu que a justiça deveria arquivar o processo pois "as acusações do MP são infundadas, não representam a realidade dos fatos".

Sobre Assis Filho ter fraudado o processo de seleção afirma-se que ele mentiu para poder ser selecionado participando, assim, de um encontro de gestores de juventude. O novo Secretário Nacional da Juventude informou que foi secretário de Cultura e Juventude da capital São Luís de Maranhão, cargos que ele nunca ocupou no momento em que aconteceu o processo seletivo. Assim ele foi escolhido como novo secretário da juventude com informação falsa, pois o processo seletivo ocorreu em fevereiro de 2015 e ele só se tornou Secretário de Juventude do município de Pio XII em maio do mesmo ano.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias