Gênero e sexualidade

MACHISMO NA TV

Assediador confesso, Silvio Santos pergunta a Maísa quando ela terá "um corpão"

No último domingo, 23, Maisa Silva participou novamente do Jogo dos Pontinhos, quadro do Programa Silvio Santos, e respondeu aos assédios do apresentador e dono da emissora.

segunda-feira 24 de julho| Edição do dia

Silvio Santos estava comentando as fotos de biquíni de Flor e Lívia Andrade no Instagram delas, quando resolveu comentar sobre o corpo de Maisa. "Sei que você ainda é muito jovem, mas, mesmo que você tenha um milagre da máquina fotográfica, você nunca vai ter uma fotografia igual a essa", disse Silvio, comparando com as imagens que tinha em mãos.

Então Maisa rebateu: "Quem sabe? Pode ser até melhor que essas, né?". E Silvio justificou: "Você é muito ’mignon’, a mulher pequeninha não tem isso aqui, maravilhoso...", ao que a jovem atriz respondeu: "Os melhores perfumes vêm nos melhores frascos" O apresentador insistiu na questão, perguntando: "Quando você vai ter um corpão desses?", e Maisa disse que quando completasse 18 anos poderia ter.

E continuou: "Mas, para você ver, nunca! Porque eu prefiro ter um corpão guardado para mim a mostrar para você, com essa idade, ficar vendo. Porque se eu for para a praia e estiver de biquíni, e tirar uma foto com a minha família e quiser postar, não vou ter problema. O problema é pessoas de idade ficarem observando e fazendo comentários inadequados", completou Maisa.

Depois, o apresentador ainda questionou se Maisa já havia beijado alguém. "Você falou outro dia que era BV, boca virgem", ele disse, e a atriz respondeu que não iria falar sobre a vida pessoal dela para Silvio "ficar comentando".

As insinuações do apresentador degradam as mulheres em rede nacional pois reforçam a visão de que as mulheres sejam somente objetos sexuais e que devem seguir os padrões estéticos e comportamentais de uma sociedade machista e patriarcal.

É um escândalo que na televisão, seja no programa do Silvio Santos, do Ratinho, ou na TV Globo, seja tão comum que o "entretenimento" produzido atinja um nível de estupidez machista repugnante como nesse e diversos outros casos (recentes inclusive). Esse é apenas um dos exemplos das formas que o capitalismo se utiliza pra difundir uma cultura machista para as massas, de modo a desumanizar as relações entre homens e mulheres. Por essas e outras que a luta das mulheres deve ser também por uma sociedade onde a igualdade entre os sexos perante a vida seja possível, como nos ensinam as mulheres russas que, junto aos trabalhadores, puderam acelerar experiências como a legalização do aborto e a socialização das tarefas domésticas em 1917. Combatendo o machismo e o capitalismo em uma perspectiva revolucionária, ligada à luta dos homens e mulheres trabalhadoras, podemos dar um fim à miséria cultural imposta pela mídia machista e burguesa.

Leia também: "Ela gosta de rola, é isso?" diz Silvio Santos à Paolla Oliveira em show de machismo no Sbt

O machismo da mídia está a serviço do Capitalismo

Rodrigo Hilbert, divisão das tarefas domésticas e a emancipação das mulheres




Tópicos relacionados

Silvio Santos   /    Machismo na TV   /    Mulheres   /    Machismo   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar