Cultura

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E A REVOLUÇÃO RUSSA

“As letras da Revolução”: evento na UFF sobre a Revolução Russa

Na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, acontece na UFF, em Niterói, evento que discute linguística, literatura, tradução e história em meio a Rússia Revolucionária.

quinta-feira 30 de novembro| Edição do dia

Na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, acontece na UFF, em Niterói, evento que discute linguística, literatura, tradução e história em meio a Rússia Revolucionária.
Idealizado pela Profa. Dra. Ekaterina Vólkova Américo, o evento “As letras da Revolução” inicia-se às 10h no Auditório Ismael Coutinho (Sala 218 Bloco C), e ao longo de todo dia trará mesas pensadas para tratar de maneira abrangente dos vários aspectos envolvendo este acontecimento que há 100 anos abalou o mundo e mudou a história do século XX.

Serão quatro mesas que abordarão questões relativas à história russa e suas correlações com o Brasil, à participação das mulheres no processo revolucionário, às consequências para a literatura, para a linguística e a crítica literária.

Na parte da manhã, além da mesa de abertura do evento, teremos a mesa “Revolução, Brasil e Rússia”, com Edélcio Américo, Nina Tedesco e Ana Caroline Huguenin. Uma pausa para o almoço e os trabalhos recomeçam, às 14h, com a segunda mesa: “Revolução, História e Mulheres”, que contará com palestras de Thaiz Senna, Simone Ishibashi e Odomiro Fonseca. Às 16h, será a vez de discutir “Revolução, Memória e Literatura” e palestram: Henrique Canary, Lucas Simone, Cecícial Rosas e Paula Vaz de Almeida. Para encerrar o evento, Ekaterina Vólkovo Américo e Bello Della Santa debatem sobre “Revolução, Linguística e Crítica Literária” na quarta e última mesa, com início às 18h30.

Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais e refletir em conjunto sobre a Revolução Russa, quando os trabalhadores russos tomaram o céu de assalto e mostraram que é possível construir um mundo mais justo, igualitário e capaz de desenvolver em sua plenitude as capacidades humanas.

Confirme sua presença, compartilhe com os amigos e conheça a programação completa detalhada na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/370223070087522/




Tópicos relacionados

100 anos da Revolução Russa   /    Revolução Russa   /    Universidade   /    Rio de Janeiro   /    Cultura

Comentários

Comentar