×

SOLIDARIEDADE OPERÁRIA | Argentina: Gráfica controlada por trabalhadores passa a produzir álcool em gel e máscaras

Os trabalhadores e as trabalhadoras da empresa Madygraf [gráfica argentina que funciona sob controle operário] vão passar a produzir álcool em gel e máscaras. Assim, cumprem um importante papel em meio a pandemia.

quinta-feira 26 de março de 2020 | Edição do dia

Madygraf, ex Donnelley, é uma gráfica argentina que foi recuperada pelos trabalhadores em 2014 quando os patrões anunciaram o seu fechamento. Com essa declaração, os trabalhadores se organizaram para garantir os seus empregos e condições de vida, ocuparam a fábrica e a colocaram para funcionar. Hoje, a fábrica funciona sob gestão dos trabalhadores, sem patrões.

Em meio à crise do novo coronavírus, a produção caiu muito, e os trabalhadores decidiram produzir álcool em gel e máscaras para ajudar a população a conter o vírus.

Como muitos trabalhadores e trabalhadoras, nós não podemos ficar em casa, temos que trabalhar, mas podemos colocar a nossa fábrica a serviço daqueles que mais estão sofrendo com esta crise” – afirmam os trabalhadores da Madygraf.

Ao converter a sua produção para fornecer insumos necessários para conter o coronavírus, a Madygraf demonstra que é possível conter essa crise se os trabalhadores tomam em suas mãos o controle das fábricas e colocam toda a produção das grandes empresas a serviço de resolver esta crise.

Apenas através da união e organização entre os trabalhadores, com seus próprios métodos históricos, em cada local de produção, será possível destinar toda a energia necessária para estancar de uma vez por todas o avanço da doença e fazer com que sejam os capitalistas que paguem por esta crise que eles mesmos criaram.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias