Educação

COTAS RACIAIS RJ

Aprovada PL que prorroga o sistema de cotas nas universidades estaduais

terça-feira 11 de setembro| Edição do dia

Acaba de ser votada a PL que altera o texto da lei estadual do Rio de Janeiro no 5.346 de 2008, para permitir a prorrogação do sistema de cotas nas universidade estaduais. A aprovação foi por bancada e aparentemente consensual.

No entanto, 15 deputados faltaram à sessão: Benedito Alves, Bruno Duarte, Cristiano áureo, Dioniso Luis, Edson Albertassi, Felipe Soares, Flavio Bolsonaro, Gilberto palmares, Gustavo ti tu, Jair Bitencourt, Jorge picciani, Marcos Abrahão, Paulo Melo, Pedro Augusto e Silas Bento.

O sistema de cotas prevê reserva de quantitativo mínimo de 20% em cada curso para negros e indígenas; 20% para alunos oriundos de escola pública, com prioridade para estudantes da rede pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro; 5% para estudantes portadores de deficiência; 5% para filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança da administração penitenciária, mortos ou incapacitados para o serviço.

Acompanhe o Esquerda Diário para maiores informações.




Tópicos relacionados

negras e negros   /    Questão Negra   /    Cotas étnico-raciais   /    Cotas Raciais   /    UERJ   /    Movimento Negro   /    Educação   /    Rio de Janeiro   /    Juventude

Comentários

Comentar