×

Ministério da Saúde | Após ter negado ataque hacker no Ministério da Saúde, Queiroga volta atrás e admite que a ação ocorreu

Entre o final de domingo (12) e esta segunda-feira (13), hackers atacaram pela segunda vez o Ministério da Saúde. O governo negou o ataque durante toda a tarde, até que o próprio ministro Marcelo Queiroga admitiu a ação. ​Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo ou, até, não estavam conseguindo acessar a plataforma. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

terça-feira 14 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Jefferson Rudy/Agência Senado

Ao negar o segundo ataque, o ministério disse em nota que o DATASUS realizava "manutenção preventiva na rede interna". E depois, Queiroga disse que, na verdade, o ministério atuava para "recuperar" sistemas internos.

Veja também: Compra bilionária de respiradores dá errado e Ministério da Saúde ignora pedido de investigação

"São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível", disse Marcelo Queiroga.

Os ataques fizeram com que o sistema de e-mails, por exemplo, ficassem fora do ar.

Porém, algumas pessoas que trabalham na pasta, de forma discreta já afirmavam que esse problema dos e-mails está relacionado aos ataques de hackers. Os funcionários do ministério foram dispensados de ir à sede do ministério nesta segunda-feira.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República divulgou uma nota minutos após as declarações de Queiroga, dizendo que ocorreram "incidentes cibernéticos contra órgãos de governo" na última sexta (10). ​




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias