Sociedade
POLÍCIA AMEAÇA MORADORES APÓS MORTE DE MARCELO
Após assassinato de Marcelo, PM ameaça moradores que protestarem: “vão se machucar”
Marcelo Guimarães foi morto ontem na Linha Amarela pelas balas do Caveirão da PM, segundo todas as testemunhas. Moradores da Cidade de Deus saíram às ruas em protesto e hoje farão mais uma manifestação. Um policial 18º BPM (Jacarepaguá) ameaçou nas redes quem fosse às ruas, tentando intimidar a população que está revoltada com o crime.
terça-feira 5 de janeiro| Edição do dia
O brutal assassinato de Marcelo Guimarães, baleado sobre sua moto após levar o filho para o futebol e a caminho do seu trabalho, causou imensa revolta em todo o país, e em particular na Cidade de Deus, local onde morava e no qual foi assassinado pelas balas do Caveirão da PM, de acordo com todas as testemunhas.
Ontem mesmo a população fechou a Linha Amarela, via expressa que passa por cima do local onde Marcelo foi baleado, protestando contra esse crime monstruoso, mais um entre tantos cometidos cotidianamente pela polícia racista contra o povo negro das favelas do Rio.
A reação da polícia foi “oficialmente” postar em seu twitter uma cínica declaração dizendo que houve uma suposta “troca de tiros” com criminosos, durante a qual Marcelo foi atingido, um fato que é desmentido por todas as testemunhas no local, que afirmam que a polícia atirou deliberadamente em Marcelo quando este passava no local de moto.
Criminosos, de forma covarde, realizaram diversos disparos de arma de fogo contra policiais do #18BPM na Cidade de Deus, em localidade conhecida como Tijolinho. Houve revide por parte dos militares. Durante o confronto, uma pessoa foi ferida. Ocorrência encaminhada à DH. pic.twitter.com/UG2aXbicMb
— @pmerj (@PMERJ) January 4, 2021
Ainda, após o protesto, postaram um fio (sequência de tweets) dizendo que “desobstruíram” as ruas:
⚠️👉🏽 Policiais militares do #BPVE e do #18BPM estão na Linha Amarela, próximo à Cidade de Deus, retirando barricadas. A via foi fechada por manifestantes.
Estamos nas ruas!! #PMERJ pic.twitter.com/SsEm0qGb3z
— @pmerj (@PMERJ) January 4, 2021
No entanto, um dos policiais do batalhão de Jacarepaguá, se afirmando como "fiscal do dia", insultou os moradores que afirmam que o assassinato foi cometido pela polícia, dizendo "enfia a língua no cu seus FDP protetores de bandidos!". O PM ainda ameaçou quem fosse à rua para protestar, dizendo estar na base com dois caveirões e trinta e oito policiais e afirmando que quem saísse para fazer "gracinha" iria "se machucar". A postagem foi apagada em seguida. Confira abaixo:
No entanto, os moradores da Cidade de Deus não se intimidaram e estão convocando para essa terça, 5, uma manifestação às 17h no viaduto da Linha Amarela, onde Marcelo foi baleado. Confira abaixo o tweet de sua filha Vitória convocando o ato:
VAMOOS COMIGO GALERA???
EU PRECISO DE VOCÊS, PRECISO QUE ESTEJAM LÁ COMIGO!!! 🙏🏼❤️😭
ME AJUDEM A COMPARTILHAR!!! #justicapormarcelo pic.twitter.com/ubQnfWbjse— Vitória Guimarães (@guuimaraess) January 5, 2021
O Esquerda Diário estará presente se somando ao grito de #justiçaPorMarcelo.
Tópicos relacionados
Brutalidade policial / Repressão policial / Racismo Policial / Rio de Janeiro / Sociedade / Violência policial