Sociedade

CHUVAS EM SÃO PAULO

Após MP acabar com acidente de trajeto, trabalhadores pagam com a vida nas enchentes de SP

A MP 905 de 2019 retira o entendimento de que acidentes de percurso contam como acidentes do trabalho, devendo também a empresa ajudar nos casos em que os acidentes causam afastamento do trabalho. Com mais 95 pontos de alagamento em SP, trabalhadores pagam com a vida para tentar chegar no trabalho após MP de Bolsonaro e Paulo Guedes.

segunda-feira 10 de fevereiro| Edição do dia

Crédito da foto: Luciney Martins

Em São Paulo já são mais de 85 pontos de alagamento, com 66 deles intransitáveis após fortes chuvas na madrugada dessa segunda (10). São 192 enchentes e 113 quedas de árvores já registradas. Com Rio Tietê e Pinheiros transbordados, principais vias de acesso em São Paulo estão interditadas. Metrô e CPTM também estão com problemas na operação devido aos alagamentos e afetando toda a população.

O Esquerda Diário recebeu diversas denúncias de trabalhadores que mesmo com as várias notícias de alagamento e insegurança para chegar no serviço, foram orientados a irem trabalhar pelas empresas. A ganância do lucro foi favorecida recentemente por parte de Bolsonaro, Paulo Guedes e o restante do congresso liderado por Maia que aprovaram a MP 905/2019 que desconsidera acidentes do percurso como acidente de trabalho.

A MP dá carta branca para as empresas obrigarem os trabalhadores a irem ao serviço, mesmo após o próprio Corpo de Bombeiro de SP recomendar que toda a população fique em casa. Com acidentes do trabalho que aconteçam hoje, as empresas não precisaram se responsabilizar com os trabalhadores.

Veja aqui: São Paulo: Trabalhadores devem ter o direito de não ir trabalhar sem corte de ponto

Além da falta de investimento por parte dos governos de SP e todo o sucateamento dos serviços básicos à população, o prefeito que diz “conseguir governar uma cidade pelo celular” está em Dubai enquanto a população sofre com as enchentes e alagamentos.

Leia mais: Temporal deixa trabalhadores de São Paulo ilhados enquanto Doria passeia em Dubai




Tópicos relacionados

Paulo Guedes   /    Governo Bolsonaro   /    Enchentes   /    Reforma Trabalhista   /    Sociedade   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar