×

LULA | Apenas uma semana antes da eleição, STF autoriza Lula a dar entrevista para Folha na prisão

Faltando somente uma semana para o primeiro turno das eleições, o mesmo STF que barrou arbitrariamente a candidatura de Lula e impediu o direito do povo decidir em quem votar, autorizou nessa sexta (28) o ex-presidente a conceder uma entrevista para a Folha desde a prisão.

sexta-feira 28 de setembro de 2018 | Edição do dia

O STF, que barrou arbitrariamente a candidatura de Lula e impediu o direito do povo escolher em quem votar, marcando assim a continuidade do golpe institucional e manipulando as eleições sobre a tutela das Forças Armadas, autorizou hoje, com apenas cerca de uma semana para as eleições, que Lula conceda uma entrevista desde a prisão, para o jornal Folha de S. Paulo.

A decisão foi tomada pelo ministro do STF Ricardo Lewandoski, que despachou a decisão nessa sexta (28), após uma reclamação do jornal alegando que a decisão da 12ª Vara da Justiça em Curitiba que negou a permissão à entrevista estaria infringindo a liberdade de expressão e censurando a atividade jornalística.

O ministro escreveu: “Não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão reclamada, ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’ viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130/DF”. A ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) citada é para a garantia da plena liberdade de imprensa.

O ministro determinou que a Justiça de Curitiba seja informada da decisão e agende, em acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a data da entrevista com Lula.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias