×

CORONAVÍRUS | Ao invés de estatizar o sistema privado, governo do PE "aluga" leitos

Com o lucro sempre acima da vida, governo de Pernambuco começa a "alugar" leitos da saúde privada.

sábado 18 de abril de 2020 | Edição do dia

Pernambuco é atualmente o 4º estado com maior número de casos de Covid-19 no país, e já conta com 95% dos míseros 269 leitos de UTI do SUS ocupados. Com a situação de quase colapso, governador Paulo Câmara (PSB) começa agora a tentar usar os leitos da saúde privada.

No entanto, ao invés de estatizar o sistema de saúde privado e centralizar junto ao SUS, o governo está negociando com os empresários a utilização de leitos privados através da "contratualização", ou seja, pagando uma espécie de aluguel ao SUS. Ou seja, enquanto a população corre o risco de ficar sem UTIs durante a pandemia do coronavírus, a sacrosanta propriedade privada é um dogma inquestionável.

Uma medida elementar que os governos deveriam tomar nessa crise é a imediata estatização da saúde privada. Concentrando cerca de 50% dos leitos de UTIs do país, mas acessível somente a 25% da população, essa medida aumentaria imediatamente a capacidade de atendimento da população. No entanto, a população fica a mercê de acordos que agradem os bolsos dos empresários.

Não é possível que no meio de uma pandemia os lucros sejam colocados acima da vida. Enquanto a burguesia mostra seu total desprezo pela vida da população, cabe a classe trabalhadora dar uma resposta da crise. Por isso é necessária a imediataunificação os sistemas de saúde público e privado e a reconversão da produção para produzir insumos necessários ao combate da pandemia. No entanto, não podemos deixar essa tarefa na mão da burguesia, que já mostrou sua indisposição em resolver a crise, é necessário que essas medidas sejam feitas com o controle operário com auxílio dos especialistas de saúde!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias