Internacional

JORNADA REVOLUCIONÁRIA NO CHILE

[Ao Vivo] Sexta-feira de protestos no Chile: milhões de pessoas marcham pelo país

Uma semana após o início da rebelião no Chile, mobilizações são registradas nas principais cidades. Em Valparaíso, os manifestantes cercaram o Congresso e foram brutalmente reprimidos.

sexta-feira 25 de outubro| Edição do dia

Esta sexta-feira completou-se uma semana desde o início dos protestos populares no Chile. A partir do meio dia as mobilizações começaram em várias cidades do país.
Além disso, a hashtag #LaMarchaMasGrandeDeChile é um trending topic na rede social Twitter pelas mobilizações preparadas para a tarde.
Em Santiago, é registrada a maior mobilização da semana e atinge um milhão de pessoas, apenas na capital.

Em Valparaíso, mais de 15.000 pessoas se mobilizaram em direção ao Congresso Nacional. Funcionários públicos, professores, estudantes e moradores foram às ruas em massa. Depois de evacuar o Congresso, os Carabineros desencadearam uma repressão brutal.

Em Antofagasta, uma importante mobilização liderada por trabalhadores mineiros começou ao meio-dia.

Desde a marcha, a dirigente do sindicato nacional Easy, Nathalia Torres, repudiou a repressão das Forças Especiais de Carabineros e dos Militares em #Valparaíso, dirigida a líderes políticos como Pamela Contreras, do Partido dos Trabalhadores Revolucionários, que foi baleada no ouvido.

Nathaly Flores, contra a repressão a Pamela Contreras em Valparaíso @nathadtorres, líder do sindicato Easy em nível nacional e o agrupamento de trabalhadores do comércio @sinseccion, repudia a repressão da FFEE e dos militares em #Valparaíso, dirigida a líderes políticos como @ pame.kontreras do Partido dos Trabalhadores Revolucionários, que recebeu um disparo no ouvido.#Abajolaherenciadeladictadura #NoMasToquedequeda #ChileDesperto #RenunciaPiñera #Antofagasta #HuelgaGeneral #AsambleaConstituyenteLibreySoberana #Represión

Veja acompanhamento no instagram do Esquerda Diário direto do Chile.

Ver essa foto no Instagram

[VALPARAÍSO]: ¡GRAVE! PAMELA CONTRERAS, DIRIGENTA DEL PTR HERIDA POR PROYECTILES EN EL OIDO EN MEDIO DE REPRESIÓN DE FUERZAS ESPECIALES ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ En el contexto de que manifestantes en #Valparaíso lograron avanzar hasta el Congreso, militares y pacos salieron a reprimir brutalmente a la gente disparando a quema ropa a los manifestantes. A Pamela Contreras, quien además se desempeña como trabajadora de la educación en el Colegio Winterhill, le reventaron el timpano y hay mas de 3 heridos de perdigones en brazos y cabeza. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ¡MÁXIMA DIFUSIÓN! ¡HUELGA GENERAL HASTA ECHAR ABAJO AL GOBIERNO! ¡FUERA PACOS Y MILICOS DE LAS CALLES AHORA!

Uma publicação compartilhada por La Izquierda Diario Chile (@laizquierdadiariocl) em

“[VALPARAÍSO]: URGENTE! PAMELA CONTRERAS, DIRIGENTE DO PTR FERIDA POR PROJETOS NO OUVIDO NO MEIO DA REPRESSÃO DE FORÇAS ESPECIAIS
No contexto em que os manifestantes em #Valparaíso conseguiram avançar até o Congresso, militares e pacos (policiais) reprimiram brutalmente as pessoas atirando a queima-roupa contra os manifestantes. Pamela Contreras, que trabalha como educadora no Colégio Winterhill, teve seu tímpano estourado e há mais 3 feridos de espingardas nos⠀braços⠀e⠀na⠀cabeça.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀DIFUSÃO MÁXIMA! GREVE GERAL ATÉ DERRUBAR O GOVERNO! FORA POLICIAIS E MILITARES DAS RUAS AGORA!”

Também em Concepción começaram mobilizações em diferentes pontos.
Em Santiago, os manifestantes começaram a chegar à Plaza Italia,no centro da capital, ao meio-dia e à tarde espera-se uma grande mobilização nacional, que deve ser massiva.

Em Temuco, enquanto uma Assembléia Popular está sendo realizada, marchas serão realizadas entre trabalhadores, jovens e mapuches

Às cinco da tarde (hora local), uma grande marcha está sendo convocada em nível nacional, contra o governo e a repressão brutal que continua no país. As razões são derrubar a Lei de Emergência, remover as forças armadas das ruas e contra as paupérrimas medidas anunciadas por Piñera, após uma semana das manifestações.
A mobilização é conhecida como #LaMarchaMasGrandeDeChile, uma chamada que se tornou uma tendência mundial na rede social Twitter e trending topic no país.
A hashtag #LaMarchaMasGrandeDeChile tem sido uma tendência mundial no twitter, alimentando o clima para um novo dia de protestos em massa em todas as regiões do Chile.




Tópicos relacionados

Luta de Classes   /    Chile   /    Internacional

Comentários

Comentar