×

CONTA DE LUZ | Aneel aumentará bandeira tarifária e contas de energia ficarão ainda mais altas

Bandeira vermelha nível 2, a que cobra as tarifas mais caras sob o consumo de energia elétrica, sofrerá reajuste ficando ainda mais alta, dificultando ainda mais a vida da classe trabalhadora.

terça-feira 15 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Cesar Conventi/Fotoarena/Estadão Conteúdo

André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) declarou nesta terça, 15, em audiência da Câmara dos Deputados, que haverá um reajuste na tarifa da bandeira vermelha nas contas de energia elétrica. Esta bandeira já era a mais alta, e foi acionada há menos de um mês, ou seja, a população já sofreu um novo aumento há poucas semanas.

Saiba mais: Em meio ao aumento do preço dos alimentos, conta de luz ficará mais cara

O reajuste discute elevar o valor tarifado para cada 100kWh (quilowatts-hora), que era de R$6,24, para R$7,57, mas a tendência é de que seja ainda mais alto, segundo Pepitone.

A justificativa para mais esse ataque à população, que já se encontra diante de uma crise sanitária e econômica, com altos índices de desemprego e insegurança alimentar, é a crise hídrica. Os reservatórios que armazenam água para as hidrelétricas estão bem abaixo do nível, já que a estiagem vivida pelo Brasil é a maior dos últimos 91 anos. Com os reservatórios baixos, as usinas térmicas são acionadas para suprir a demanda energética do país, porém fornecendo uma energia mais cara e mais poluente. O aumento na tarifa, segundo a Aneel, é devido ao pagamento do fornecimento das usinas térmicas.

Se a crise que vivemos é também uma crise ambiental, a responsabilidade diante disto é da irracional relação do capitalismo com a natureza, com seus profundos desmatamentos, alterando todo ciclo das águas e nos levando às estiagens como esta de agora. Bolsonaro, sua política de “passar a boiada” e todos agentes do regime golpista aprofundaram ainda mais a situação, e agora querem, mais uma vez, descarregar a crise nas costas da classe trabalhadora.

Veja também: Mídia diz que privatizar resolve crise energética, mas foi assim que Amapá ficou no escuro




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias