MOVIMENTO DE MULHERES ARGENTINA

[ARGENTINA] Agora que nos enxergam

14 de agosto | Por fim, o Senado rechaçou a legalização do aborto, que já havia obtido meia sanção, em meio a uma nova mobilização massiva, apesar das condições climáticas adversas e embora a Câmara reacionária já (...)

Andrea D’Atri

ARGENTINA

Senado argentino vota contra a maré verde que ganhou as ruas pela legalização do aborto

9 de agosto | Com 38 votos contra, 31 a favor e 2 abstenções, o Senado rejeitou o projeto de legalização do aborto que já havia sido aprovado na Câmara de Deputados.

Andrea D’Atri

LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Eles traem uns aos outros, nós estamos organizadas

7 de agosto | A esta altura, com a pressão da Igreja sobre o Senado e as manobras de senadoras e senadores de um lugar para outro, a aprovação da legalização aborto na Argentina está em perigo. Somente a força das (...)

Andrea D’Atri

#ABORTOLEGALJÁ

O óvulo fecundado é a vida, mas é esse o debate?

3 de agosto | As igrejas católicas e evangélicas, como outros setores conservadores, se opõem à legalização do aborto com a justificativa de que eles defendem a "vida". Para Argumentar nesse sentido, apenas nos (...)

Andrea D’Atri

MULHERES

Nós mulheres, o proletariado

24 de julho | No início de 2018, a editora Traficantes de Sueños publicou "O patriarcado do salário"*, de Silvia Federici. Em meio ao ressurgimento do movimento feminista em escala internacional, o debate sobre (...)

Andrea D’Atri
Celeste Murillo

ABORTO

O obscurantismo medieval foi a campo contra nosso direito ao aborto

12 de julho | O papa ensaiou distintas táticas desde que se iniciou o debate sobre o aborto legal no Congresso. Agora, vem com um jogo mais ofensivo. Os que acreditavam que Bergoglio era Francisco não deveriam (...)

Andrea D’Atri

MARÉ VERDE ARGENTINA

[Argentina] Aborto legal: nos organizemos para ganhar a batalha do Senado

29 de junho | No Senado tem um ninho da reação contra a legalização do aborto. Não devemos semear expectativas na sororidade transversal dos blocos, e sim somente em nossas forças mobilizadas. O resultado da batalha (...)

Andrea D’Atri

TEORIA FEMINISTA

O agressor, os homens e o patriarcado

29 de junho | Ainda que pela ausência de registros adequados é quase impossível avaliar se a violência contra as mulheres é maior atualmente do que em outras épocas, ou inclusive se a mesma violência tem uma (...)

Andrea D’Atri

DIREITO AO ABORTO ARGENTINA

Luta histórica das mulheres impõe legalização do aborto aos deputados argentinos

14 de junho | Por 4 votos de diferença e depois de uma sessão de maratona que durou mais de 20 horas, o projeto de legalização do aborto obteve uma meia sanção em deputados.

Andrea D’Atri

MACHISMO

Hollywood, assédios sexuais e riscos de um puritanismo hipócrita

11 de janeiro | As primeiras atrizes a denunciar o produtor Harvey Weinstein por assédio sexual questionaram a festa dos Globo de Ouro, onde a campanha #MeToo foi o centro da cerimônia. Na França, 100 mulheres (...)

Andrea D’Atri

PROSTITUIÇÃO

Regulamentação ou Abolicionismo? Um debate que não tem apenas duas posições excludentes

8 de novembro de 2017

Andrea D’Atri

HÁ 160 ANOS DO SEU NASCIMENTO

Clara Zetkin: a grande organizadora das mulheres trabalhadoras e socialistas

14 de julho de 2017 | Em 5 de julho de 1857 nascia a mulher que como membro do Partido Socialdemocrata Alemão se transformaria na maior organizadora das mulheres trabalhadoras e socialistas do seu (...)

Andrea D’Atri

DOSSIÊ: FEMINISMO E MARXISMO

8 de março: quando a terra tremeu!

2 de junho de 2017

Andrea D’Atri
Celeste Murillo

DOSSIÊ: FEMINISMO E MARXISMO

Feminismos populares: resistência ou revolução (permanente)

2 de junho de 2017

Andrea D’Atri

PUNITIVISMO

Não em nome de Micaela (ou de qualquer outra)

12 de abril de 2017 | A comoção pelo feminicidio de Micaela Garcia e a conduta questionável do juiz, conduziram o debate sobre a violência contra as mulheres ao beco estreito do Direito Penal. O discurso reacionário da (...)

Andrea D’Atri

8 DE MARÇO

8 de março: que a terra trema!

6 de março de 2017 | No próximo Dia Internacional das Mulheres, nossa história recobrará novo impulso. Milhões em todo o mundo sairão às ruas para protagonizar uma grande jornada de (...)

Andrea D’Atri

Todos contra a violência machista

25 de novembro de 2016

Andrea D’Atri

#NEMUMAAMENOS

Centenas de milhares por #NiUnaMenos na Argentina

21 de outubro de 2016 | ARGENTINA| Atos massivos em todo país contra a violência machista e o feminicídio.

Andrea D’Atri

PARALISAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Por que não queremos NEM UMA A MENOS

19 de outubro de 2016 | Mobilização contra o feminicídio e a violência machista: na Argentina milhares se organizam e independente de sindicatos chamam paralisação e mobilização.

Andrea D’Atri

LUTA DAS MULHERES

Patriarcado, crime e castigo

3 de agosto de 2016 | O Direito nos responde impotente às limitações que a busca da eliminação da opressão tem com os mesmos instrumentos com os quais ela é legitimada e reproduzida.

Andrea D’Atri

PAN Y ROSAS ARGENTINA

Argentina: Novamente nas ruas por #NiUnaMenos

3 de junho de 2016 | Neste 3 de Junho ocorrerá mais um #NiUnaMenos por toda a Argentina contra a violência contra as mulheres.

Andrea D’Atri

#NIUNAMENOS

Argentina: O machismo mata e o Estado também é responsável

1º de junho de 2016 | É a cultura patriarcal. É o Estado capitalista. É porque assim nos educaram. É porque este governo e o anterior não criaram leis nem destinam verbas aos programas que atendem a questão da violência (...)

Andrea D’Atri

A LUTA DAS MULHERES

A potência do ódio

14 de abril de 2016 | A um século história da luta das mulheres pelo direito ao voto, pelo direito ao prazer, pelo direito ao corpo e de poder viver livremente com nossa sexualidade.

Andrea D’Atri

ARGENTINA

Educada para sorrir... e subjugar povos

25 de março de 2016

Andrea D’Atri

Más publicaciones