×

OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS | Ameaça de desocupação em escolas ocupadas de Belo Horizonte

Neste sábado (29) os estudantes ocupados nas Escolas Estaduais Três Poderes e Escola Olegário Maciel, localizadas respectivamente na Zona Norte e Centro de Belo Horizonte, foram surpreendidos pela presença do Tribunal Regional Eleitoral e logo em seguida pela PM, ameaçando reprimi-los para desocupar as escolas para a realização do segundo turno das eleições municipais.

sábado 29 de outubro de 2016 | Edição do dia

Foto: Ocupa Tudo UFMG/Reprodução Facebook

Essa situação ocorre por conta de um acordo de coexistência das ocupações e do processo eleitoral, feito entre a União Colegial de Minas Gerais (UCMG), UBES/UJS, TRE, Secretária de Educação (SEE), Ministério Público, Secretária de Segurança do Estado e Governo do Estado de Minas Gerais. Este acordo permite que a polícia militar faça a reintegração de posse das escolas que foram ocupadas após o dia 26, e foi realizado sem nenhuma consulta aos estudantes das escolas que estavam com indicativo de ocupação e hoje encontram-se ocupadas.

Mediante as ameaças de desocupação, ocorreu hoje uma reunião do TRE com xs estudantes onde a proposta do TRE foi de que para as escolas ocupadas após o dia 26, só ocorreria a possibilidade de coexistência das ocupações e do processo eleitoral caso as mesmas permanecessem durante o processo eleitoral somente com poucos estudantes ocupados. Na escola Três Poderes a negociação permitiu apenas quatro, e lá haverá vigília do lado de fora durante toda a noite e o domingo. Todo apoio para a vigília é necessário. Na Olegário Maciel a negociação chegou a que vai manter oito estudantes até às 21h de domingo.

Estudantes da UFMG que seguem também em ocupações pela faculdade e diversos outros apoiadores foram até as escolas para levar solidariedade e ajudar a impedir que a desocupação e repressão acontecessem.

Expressamos total repúdio a qualquer acordo que seja feito sem prévia consulta aos alunxs, desrespeitando as organizações que tem sido feitas desde a base. É urgente cercar as ocupações de apoio e solidariedade, para impedir que os estudantes sejam reprimidos e retirados à força de suas escolas.

Não vai ter arrego, as ocupações seguem! Não vai passar nenhuma repressão! Os estudantes resistem, todo apoio às ocupações!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias