×

SAÚDE | Álvaro Dias (PSDB) corta gratificação covid em meio ao aumento de casos e atrasa salário da saúde

Segundo o Sindicato da Saúde do RN (SindSaúde) nessa segunda-feira os trabalhadores da saúde de Natal foram surpreendidos com um ofício informando o fim da gratificação transitória, também chamada de “gratificação covid”, enquanto crescem os casos em todo mundo em decorrência da variante ômicron.

terça-feira 4 de janeiro de 2022 | Edição do dia

Segundo a prefeitura, o motivo do corte é “o fim do decreto de Estado de Calamidade Pública, bem como, o achatamento na curva de transmissão da Covid-19”, no entanto a realidade denunciada é oposta ao anunciado pelo governo Fátima e defendida pelo prefeito Álvaro Dias. Segundo relatos de trabalhadores para o SindSaúde-RN, em diversos locais de trabalho estão sofrendo com a sobrecarga nas unidades lotadas e pacientes morrendo de covid-19 e agora também com a gripe. O que está acontecendo, segundo os trabalhadores, é a subnotificação dos casos para passar uma falsa sensação de segurança para a população enquanto Álvaro Dias explora os trabalhadores e diminui ainda mais seus salários.

Os trabalhadores da saúde também denunciam diariamente que a prefeitura está deixando de pagar outras gratificações como a Gratificação por Plantão (GP), Gratificação Específica de Atenção à Urgência e Emergência (GEAUE) e Gratificação Específica de Atenção Obstétrica e Neonatal (GEAON).

Após um ano de cortes de gratificações e jornadas de trabalho exaustivas, Álvaro Dias também está sem pagar o salário de dezembro aos trabalhadores da saúde, com a justificativa de não haver caixa para realizar o pagamento. Sendo parte da implementação de ataques de Bolsonaro, Mourão e o regime do golpe contra o serviço público e aos trabalhadores, como também fez com a educação, onde Álvaro Dias negou o reajuste de 12,84% aos professores municipais, aumentando o salário abaixo da inflação de 2021.

É um absurdo essa medida de Álvaro Dias que precariza o trabalho dos servidores da saúde, que passaram todo esse período da pandemia trabalhando sem a garantia de EPIs e itens básicos e em péssimas condições para atender a população, viram a perda de seus colegas e ainda sofrem com a falta de contratação, com a terceirização dos postos de trabalho, que atinge não somente a cidade de Natal mas também o estado do RN, que como fez Fátima Bezerra (PT), atrasou o salário dos terceirizados e não deu resposta efetiva à pandemia com a falta de itens básicos nos locais de trabalho.

Diante desses ataques o SIndSaúde-RN está fazendo um chamado aos demais sindicatos que atuam na saúde em Natal para realizar uma reunião unificada no dia 05 de janeiro, às 17h30 no auditório do Sindsaúde, com o objetivo de construir uma greve unificada. Nós do Esquerda Diário nos colocamos à disposição para apoiar a luta dos trabalhadores da saúde.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias