×

PUCSP OCUPADA | Alunos da PUCSP ocupam universidade em luta antirracista

Alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ocupam a universidade pela contratação de docentes negros.

quarta-feira 23 de maio de 2018 | Edição do dia

Os alunos da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ocuparam no dia 22/05/2018 o espaço universitário no campus de Perdizes, após a reitoria afirmar que não contrataria a professora negra, Marcia Eurico, contratada substituta no curso de Serviço Social. A professora seria a primeira docente negra no curso em 80 anos de sua existência.

Os alunos do CASS (Centro Acadêmico do curso de Serviço Social) ocuparam na noite do dia 22 o prédio velho da universidade e, as 05h da manhã do dia 23/05/2018, emitiram uma nota de que o prédio novo estava ocupado, confirmando a paralisação da PUC-SP campus Perdizes.

“Entendemos a ação como uma resposta as agressões sofridas durante a ocupação, ameaçando a resistência, a segurança dos alunos e o atendimento das pautas exigidas” escreveram os alunos em uma nota oficial do CASS.

A demanda pela contratação da professora substituta vai além de uma contratação, e sim de confronto a um racismo estrutural vigente na universidade, na qual de 430 professores, apenas 5 são negros.

A reitoria, por sua vez, disse que não houve demissão de professor: "O que aconteceu foi que a professora em questão foi contratada para cobrir uma licença médica e o término da contratação se encerrou com o retorno da professora afastada".

Em nota, a reitoria não se pronunciou sobre a contratação efetiva de mais professores negros em seu campo docente e sim sobre programas sociais já existentes com o quesito racial como por exemplo o programa “Inclusão social: cotas étnico-raciais” para a concessão de bolsa de estudo na pós-graduação stricto sensu, vigente desde o segundo semestre de 2017.

Nas primeiras horas de ocupação, o professor Luis Volpato, docente da FEA ameaçou verbalmente e fisicamente uma das alunas que compunham a ocupação. Em nota, o CASS ressalta que a agressão física não ocorreu em prol dos próprios alunos que fizeram uma barreira humana pois temem e pedem a não criminalização dos alunos que permanecem ocupando a universidade.

Demais cursos da PUCSP emitiram notas em apoio a ocupação, como o CA 22 de Agosto, a Assembleia de estudantes de Psicologia, o CA Benevides Paixão entre outros.

Para dar rumo a ocupação, Assembleias estão sendo marcadas pelos Centros Acadêmicos de Direito (22 de Agosto) e de RI (Relações Internacionais) na noite do dia 23/05/18.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias