×

Inflação | Alimentos, Gás e Aluguel subiram neste primeiro mês de 2022, aponta IBGE

Dados do IPCA-15, que observa a inflação usando o preço médio de valores de produtos, apontam elevação de preços de gêneros alimentícios, do gás de cozinha e do valor do aluguel, tendo impacto direto no bolso dos mais pobres.

quinta-feira 27 de janeiro | Edição do dia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O IBGE divulgou ontem a prévia do IPCA-15, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que aponta que a inflação desacelerou no mês de janeiro, mas segue acima de 10% em 12 meses.

Em janeiro, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE tiveram alta de preços, segundo o IPCA-15. Os alimentos são os que têm maior elevação em seu preço, como no gênero alimentos/bebidas, que teve aumento de 0,97%.

Os maiores aumentos vieram da cebola (17,09%), das frutas (7,10%), do café moído (6,50%) e das carnes (1,15%), aponta o IBGE. Houve queda nos preços da batata-inglesa (-9,20%), do arroz (-2,99%) e do leite longa vida (-1,70%).

No segmento habitação houve alta de 0,62%, com o aluguel residencial subindo 1,55%. O gás encanado aumentou 8,40%. Estes valorem provocam impacto significativo no bolso do trabalhador.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias