Internacional

ALEMANHA

Alemanha planeja reintroduzir o serviço militar obrigatório

O novo conceito de defesa civil que estuda o conselho de ministros alemão inclui a possibilidade de reintroduzir, em situações críticas, o serviço militar obrigatório.

quarta-feira 24 de agosto| Edição do dia

O plano, elaborando pelo Ministro do Interior, sugere a reativação do serviço militar em circunstâncias extraordinárias e o "apoio à forças de combate" por parte de civis no caso da Alemanha, dentro de um operativo da OTAN, deva defender suas fronteiras.

A iniciativa também prevê o apoio obrigatório dos cidadãos ao exército em questões de logística militar, da entrada de veículos e combustível com instalações e suprimentos à disposição.

O novo conceito de defesa civil também inclui, de novo em casas de emergência, a colaboração obrigatória de empresas privadas na edificação de infraestruturas chaves para o exército.

O Governo alemão eliminou o serviço militar obrigatório em julho de 2011, depois de 55 anos de vigência desta medida, ao entender que não era mais um elemento necessário para o exército ou para a segurança nacional.

Além disso, a reintrodução do serviço militar obrigatório seria um procedimento legalmente simples, já que esta disposição está prevista na Constituição.




Tópicos relacionados

Internacional

Comentários

Comentar