×

AJUSTE FISCAL | Ajuste contra os banqueiros: pelo não pagamento da dívida pública!

Flavia ValleProfessora, Minas Gerais

sábado 20 de fevereiro de 2016 | 02:32

Os trabalhadores e a juventude estão sofrendo cada vez mais com a crise. Há um consenso entre os capitalistas e os governos: descarregar ainda mais a crise em nossas costas. Falam que não há dinheiro para nada, mas mantém os privilégios dos políticos e escondem a “mina de ouro” que consome quase metade do orçamento público: a dívida pública, uma verdadeira “bolsa banqueiro”.

Pelo sistema da dívida pública, quase a metade do orçamento federal (47%, exorbitantes 1,3 trilhão de reais) vão parar nos bolsos dos detentores da dívida, banqueiros e acionistas da Bolsa. Claramente, a dualidade dos ajustes pactuados pelo PT, PSDB e PMDB é: desemprego, demissões, corte nas aposentadorias e inflação de um lado; enormes lucros e rendimentos do outro.

Os banqueiros, que estão tendo lucros recorde, e todos os que se beneficiam da dívida ainda tem a prioridade sobre quaisquer rendas extras do governo: do pagamento de dívidas de Estados e Municípios, dos lucros das empresas estatais (Petrobras, Eletrobrás) e toda a receita de privatizações.

Para que essa situação não seja alterada, desde a ditadura militar, os bancos e as grandes empresas que possuem títulos da dívida vem financiando as campanhas e os deputados. Um exemplo é o Bradesco que sempre está no topo da lista dos maiores doadores para campanhas.

Não basta apenas uma auditoria da dívida, que pode ser um instrumento de conciliação com os regimes políticos burgueses. É fundamental, para que a classe trabalhadora e a juventude possam por de pé um movimento nacional contra os ajustes e para fazer os capitalistas pagarem pela crise, partir do não pagamento da dívida pública, boicotando esta fraude e rompendo com os negócios do capital estrangeiro no país, para garantir um plano de obras públicas emergencial para atender as demandas mais urgentes, por exemplo, do povo da região de Mariana, nas regiões que mais sofrem com a seca e as enchentes e para impedir a proliferação do Zika Virus.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias