Na última segunda, dia 28 de setembro, em pouco mais de duas horas e meia de reunião, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) derrubou quatro resoluções que tratavam desde o licenciamento para empreendimentos de irrigação até a restrição de desmatamento em Áreas de Preservação Permanente (...)
Comitê Esquerda Diário do CerradoJéssica Schüler
Neste momento em que é publicada pesquisa do IBGE mostrando que mais de 10 milhões de brasileiros passavam fome em 2018, e em que o preço do arroz está altíssimo, as ações de grandes empresas que beneficiam o produto estão em forte (...)
Simón J. Neves
Bolsonaro foi eleito prometendo acabar com as terras indígenas no país, e hoje os latifundiários levam a ferro e fogo sua política no campo, atacando e massacrando o povo indígena. Estamos com eles para resistir a essa brutalidade (...)
Letícia Parks
Redação
O Brasil ardendo nas chamas do agronegócio, Bolsonaro defendendo o agronegócio na ONU e negando a crise ambiental produzida pela forma específica do desenvolvimento capitalista no país. Uma visita de Mike Pompeo, secretário de Estado Americano, a Roraima, para, na fronteira ameaçar a vizinha (...)
Leandro Lanfredi
Mateus Castor
Dados são do Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico, divulgado nesta última quarta-feira, 23.
Vice de Bolsonaro desdenha das queimadas consideradas a maior da história e que consumiu 15% do Pantanal.
Em El Jardín, Salta, o fogo está fora de controle. O extrativismo sem freio arrasa a fauna e flora em plena crise ecológica (e sanitária) a nível mundial.
Valeria Foglia
Ontem a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), afirmou que a extrema seca pela qual passa o Pantanal neste ano faz com que a “tendência” seja a o ocorrência de mais incêndios no bioma. Também afirmou que “boi é o bombeiro do Pantanal” e que não se pode culpar o “homem do Pantanal” pelos (...)
Faísca Revolucionária
Evidenciando o pacto de destruição do bioma do pantanal com o setor ruralista no Mato Grosso, Bolsonaro foi homenageado pelos mesmos, onde minimizou os impactos das queimadas. Curiosamente, Bolsonaro teve de arremeter seu voou em Sinop (cidade onde foi homenageado), por conta da falta de (...)
Ambientalistas do Greenpeace denunciaram incêndios criminosos que foram feitos no norte do Estado do Mato Grosso. O fogo segue se alastrando pela floresta abrindo grandes clarões e destruindo boa parte do território.
A região da Pan-Amazonia, que abrange Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colombia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, perdeu 724 mil km² entre 1985 e 2018. Por outro lado, agronegócio e pecuária cresceram 172% no período. Desmatamento em nome do (...)
Esteban Mercatante