×

ENCONTRO DE NEGRAS E NEGROS NA USP | Agora mesmo do Encontro de Trabalhadores Negros da USP: Estudante sul africano relata ao vivo a luta por educação gratuita

O estudante sul africano Kasibe está agora mesmo participando de uma vídeo conferência com os trabalhadores que participam do Encontro de Trabalhadores Negros do SINTUSP.

sexta-feira 21 de outubro de 2016 | Edição do dia

Kasibe relata que a luta que começou exigindo o não aumento de taxas e que rapidamente evoluiu ao questionamento do conjunto das taxas que se cobram nas universidades sul africanas.

Essa luta que começou há cerca de dois anos teve tanta força em seu inicio que conquistou a efetivação dos trabalhadores terceirizados em duas universidades, demonstrando um forte espírito de solidariedade entre estudantes e trabalhadores.

O movimento que ficou conhecido como "Rhodes must fall", "Rhodes tem que cair", em português, em referencia a estátua do colonizador Cecil Rhodes que está instalada na entrada da Universidade do Cabo.

De acordo com Kasibe, essa é uma das grandes batalhas dos estudantes em luta, ou seja, para que a educação seja descolonizada, negando a opressão imperialista e focando nas necessidades da população sul africana.


Temas

Racismo    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias