Renato Shakur
Samuel Rosa
Após um motim militar que ocorreu nesta última noite, parte do Exército prendeu o presidente de Burkina Faso e vários ministros nesta segunda (24).
Redação
No próximo domingo, 09, irá iniciar a Copa Africana de Nações, torneio organizado pela FIFA com 24 seleções do continente africano e que será realizado em Camarões. A competição havia sido adiada em razão do avanço da pandemia no mundo e, em especial, no próprio território da África. Mesmo sem indicadores (...)
Vinícius Pedro Silva
Há apenas seis semanas, o primeiro-ministro do Sudão, Abdalá Hamdok, havia sido reposto no poder pelos militares, após um golpe de Estado que o derrubou em outubro. Os protestos continuam pedindo a queda de toda a junta militar e que se instaure um governo (...)
17 milhões de pessoas na América Latina poderão ser forçadas a migrarem até 2050
A militarização de Cabo Delgado, onde a petrolífera francesa Total possui um investimento próximo de 20 bilhões de euros, poderá superar a revolta islâmica? Estamos caminhando para um novo cenário ao estilo do Mali no sul da África?
Philippe Alcoy
Cerca de 10 países do mundo estão praticamente sem nenhuma vacina aplicada, não chegando nem a 1% de sua população com uma dose.
Apesar dos apelos para reduzir os ataques de drones, Joe Biden está bombardeando a Somália
Redação Left Voice (EUA)
O presidente Cyril Ramaphosa convocou reservistas para colaborar com o Exército e a Polícia, que estão reprimindo com brutalidade.
Mirta Pacheco
22:56 | Uma série de revoltas populares incendiou a África do Sul desde a prisão do ex-presidente Jacob Zuma, no dia 7 de julho. Com foco nas províncias de Gauteng e KwaZulu-Natal, a violência dos protesto e os conflitos com a polícia já somam mais de 79 mortos e 800 detidos. O exército nacional foi acionado, (...)
Mais de um milhão de pessoas no sul de Madagascar estão em insegurança alimentar, enquanto quase meio milhão estão à beira da fome. A culpa é da mudança climática; o capitalismo garante que o Hemisfério Sul pagará o preço mais alto.
De acordo com denúncias nas redes, no último dia 31 de março, uma estudante beninense foi vítima de ataques racistas, xenofóbicos e machistas da Polícia Federal quando tentava embarcar em um voo no Aeroporto de Guarulhos, para visitar sua família em seu país de origem, (...)
Iamara Viana ao longo da entrevista abordou a discussão sobre racismo estrutural e violência policial, e a relação destes com o passado escravista brasileiro. Também tratou das pesquisas recentes que tem feito, que evidenciam a luta pela liberdade, inclusive envolvendo letramento de escravizados e (...)
O sindicato de portuários da África do Sul anunciou que seus membros se negarão a descarregar a carga do Zim Shinghai, um barco israelense, atracado no porto de Durban nessa quinta-feira em uma mostra de solidariedade com o povo (...)
Jovem chega com refugiados que saíram do Marrocos até Ceuta, território em posse da Espanha no continente africano
Idriss Déby estava desde 1990 no poder, e foi morto ao visitar um campo de batalha, afirma o General Agouna, porta-voz do exército. Com a Assembleia e a Constituição dissolvidas, quem irá assumir o poder é o filho de Déby, Mahamat, também (...)
A organização de direitos humanos Internacional Rights Advocates (IRA) citou as empresas Nestlé, Mars, Hershey, Cargill, Mondelez, Olam e Barry Callebaut em uma ação protocolada na Justiça norte-american
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Cúpula do G5 Sahel foi realizada em Chade, para discutir o andamento da Operação "Barkhane". Cada vez mais impopular na França e no Sahel, Macron decidiu aumentar a intervenção militar, com o apoio dos regimes locais, para se livrar dos custos políticos, militares e (...)
Salvador Soler