×

DORIA CONTRA A CULTURA | Abraço no Centro Cultural contra a privatização de Dória

sexta-feira 27 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Cerca de 500 pessoas ligadas a sindicatos, coletivo culturais, escolas e bibliotecas se reuniram no Centro Cultural São Paulo, em um ato contra plano de João Dória de vender para as organizações sociais a gestão de 52 bibliotecas municipais, além do Centro Cultural São Paulo. Os manifestantes deram as mãos em volta do Centro Cultural, em um abraço simbólico às bibliotecas que correm o risco de serem privatizadas. Seus cartazes continham frases como, "biblioteca viva é biblioteca pública", "diga não a privatização da cultura", "biblioteca forma cidadãos" e "não privatize nosso futuro".

Conforme denunciaram os movimentos sociais ligados á valorização cultural, Dória pode alterar o uso do espaço pela população. Umas das medidas é a restrição do uso de determinados espaços e a cobrança de ingressos por um preço elevado para as atividades culturais.

O secretário de Cultura, Andre Strum, afirmou no último dia 5 que o Centro Cultural, localizado na região central da cidade e as 52 biblioteca de capital passarão para a administração de organizações sociais. De acordo com o secretário, é ’’muito difícil’’ para a prefeitura fazer uma gestão direita dos equipamentos. Em suas palavras: “para poder contratar artistas tem que fazer uma série de procedimentos. É muito complexa a Cultura ligada na administração direta”.

Os trabalhadores do sistema de bibliotecas municipais também denunciaram que a privatização traz risco de precarização das condições de trabalho e dos serviços oferecidos.

A rede de bibliotecas municipais da cidade é a maior da America Latina. Ela é composta por 107 equipamentos, entre eles, 52 biblioteca públicas de bairro e o Centro Cultural São Paulo, que contra com uma biblioteca em referência em braile, discoteca e hemeroteca, além da biblioteca central. Todas correm o risco de serem privatizadas.

Conforme os organizadores da manifestação, entre janeiro e junho de 2016 o sistema atendeu 518496 pessoas, com 316 731 empréstimo num acero de 2.473.823 materiais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias