×

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP | Abraço ao HU da USP: moradores do Butantã convocam ato dia 24/11

Babi DellatorreTrabalhadora do Hospital Universitário da USP, representante dos trabalhadores no Conselho Universitário

quinta-feira 2 de novembro de 2017 | Edição do dia

Os moradores organizados no Coletivo Butantã na Luta vão realizar um grande abraço em defesa do Hospital Universitário da USP no dia 24/11. A concentração será às 10h no Portão 3 da USP e seguirá em caminhada até o hospital onde formarão uma corrente de abraços em torno do HU.

Durante todo o mês de outubro o Coletivo Butantã na Luta organizou “ilhas de informação” para falar à população usuária do SUS e do HU sobre todo o desmonte que vem sendo feito e para coletar assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado à reitoria da USP, superintendência do HU, ao governador do estado, Assembleia Legislativa e Promotoria de Justiça e Direitos Humanos.

Também realizaram uma pesquisa de opinião que revelou uma visão positiva da população sobre o hospital. As críticas feitas mostraram que os usuários percebem o desmonte que a reitoria vem fazendo. Com todo esse esforço, conseguiram realizar um importante Encontro Popular de Moradores que contou com a participação de cerca de 150 pessoas.

As principais reivindicações do movimento se unificam e fortalece a luta dos trabalhadores do HU e dos estudantes dos cursos da saúde:

1.Não desvinculação do HU da USP
2.Imediato aumento de verbas do Governo do Estado e do SUS para o financiamento do HU
3.Contratação imediata pela USP para restabelecer o pleno funcionamento do HU
4.Constituição de um Conselho Gestor de Saúde com a participação plena dos moradores da região, usuários, estudantes, trabalhadores do HU e da USP, para acompanhar e fiscalizar, de forma transparente, os recursos do SUS destinados ao hospital.

O abraço no HU, dia 24, tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da USP, Associação de Docentes da USP, Centro Acadêmico dos estudantes de Medicina, Sindicato dos Médicos, Diretório Central dos Estudantes, Fórum Popular de Saúde.

A organização dos moradores é um importante passo na criação de uma força social que junto com trabalhadores e estudantes pode ser capaz de mudar o destino do Hospital Universitário e do próprio SUS.

Participe, construa e divulgue o Abraço em defesa do HU.
Confirme presença no evento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias