×

DECLARAÇÃO PROFESSORES PELA BASE | Abaixo a repressão aos professores mexicanos! Toda solidariedade à luta contra a reforma educativa

segunda-feira 20 de junho de 2016 | Edição do dia

Nos chegou hoje a notícia de que os professores, pais de família e a população dos estado de Oaxaca e Chiapas, que lutam contra a reforma educativa neoliberal no México, foram brutalmente reprimidos pela polícia do presidente mexicano Enrique Peña Nieto, seu secretário de Educação, Aurelio Nuño. Na localidade de Nochixtlán se utilizaram armas de fogo, assassinando 3 pessoas, ademais de dezenas de feridos. Oficialmente se contabilizam 6 mortos desde domingo.

Repudiamos contundentemente esta repressão do governo contra os que lutam pela educação pública. Nós, que batalhamos em defesa da educação pública, não somente contra os governos petistas, mas também se contrapondo à oposição de direita liderada pelo PSDB, e que nos enfrentamos contra os ataques do governo golpista de Temer e seus ataques e cortes orçamentários nas áreas sociais como a saúde e a educação, não podemos olhar para o outro lado diante dos ataques que estão recebendo nossos companheiros e companheiras do professorado mexicano.

São centenas de demonstrações de solidariedade por parte da intelectualidade e personalidades políticas internacionais aos professores mexicanos, em repúdio à selvageria da polícia de Peña Nieto, exímio repressor do magistério, ligado ao narcotráfico e responsável pelo desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa. Os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos fizeram atos de repúdio na Califórnia, denunciando a reforma educativa, “que no fundo é uma medida imposta para privatizar a educação, desaparecer com as escolas rurais e acabar com o sindicalismo independente e crítico, em benefício das camarilhas que converteram o país em terra de assassinatos massivos, violência desenfreada e crescente corrupção”.

É por isso que aqui do Brasil os professores da agrupação Professores pela Base dizemos: Abaixo a repressão! Todo nosso apoio às exigências dos professores mexicanos, em primeiro lugar pela derrubada da reforma educativa do governo repressor de Peña Nieto! Abaixo as forças repressivas federais em Oaxaca e Chiapas! O presidente e seus governadores são responsáveis pela repressão aos professores e ao povo mexicano.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias