×

QUESTÃO NEGRA | ACONTECENDO AGORA, II Seminário de Negras e Negros da CSP-Conlutas

sábado 23 de abril de 2016 | Edição do dia

Na noite de ontem tiveram início as atividades do II Seminário de Negras e Negros da CSP-Conlutas, na cidade do Rio de Janeiro.

A abertura do seminário contou com a mesa Não há Capitalismo, Sem Racismo! e “Conjuntura – Nacional e Internacional. Na primeira, que tratou da relação entre capitalismo e racismo, a mesa explicitou diversas maneiras pelas quais o capitalismo se utiliza do racismo para dividir a classe trabalhadora e impedir a unificação de suas forças. Dentre as falas da mesa, vale menção a do companheiro Hertz Dias, que expôs brevemente alguns dos principais momentos da luta do movimento negro desde o fim da década de 80, e os desafios do movimento negro com o PT no governo federal.

Na segunda mesa estiveram presentes várias entidades, entre as quais Quilombo Raça e Classe e Movimento Mulheres em Luta. O debate se centrou na crise política nacional, com diversos membros da mesa destacando o papel o PT como partido que governa para a burguesia e que aprofundou, de diversas maneiras, os ataques à população negra. A posição do "Fora Todos" foi a única que pôde se expressar, e o MRT não pôde defender sua posição sintetizada em "Contra o golpe da direita e os ataques do governo golpista e do PT" pois não houve abertura para falas do plenário.

Com cerca de 129 inscritos, o seminário segue hoje o dia se inicia com a mesa Como o racismo se expressa no mundo do trabalho e na sociedade, seguida de pausa para o almoço e à tarde, pela mesa Combatendo o racismo no cotidiano sindical, popular, estudantil e na sociedade, com raça, gênero e classe. Haverá também um momento de homenagem a companheiros que dedicaram suas vidas à luta contra o racismo e foram assassinados. Amanhã, às 9:00 haverá grupos de discussão temáticos e às 14 terá início a plenária final.

Acompanhe pelo Esquerda Diário!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias