×

MAIORIDADE PENAL | A manobra de Cunha, o aumento das penas e a frente única contra os ataques

Eduardo Cunha manobrou o congresso e colocou em pauta novamente a redução da maioridade penal, aprovando a medida na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, os deputados governistas costuram um acordo com Serra e outros setores para se aprovar a mudança no ECA. Diante desse cenário, a saída não deve ser nem confiar no parlamento para votar contra a PEC, nem esperar que a UNE e os setores pró-governo organizem a juventude. É necessário confiar nas nossas próprias forças, através de uma forte mobilização, que lute contra todos esses ataques.

Odete AssisMestranda em Literatura Brasileira na UFMG

sexta-feira 3 de julho de 2015 | 00:15

No dia 30 de junho ocorreu em Brasília uma manifestação com diversas organizações e entidades estudantis contra a redução da maioridade penal. Nesse dia foi feita a votação da PEC 171/93, que não foi aprovada pela câmara.

Jovens de todo o Brasil saíram em caravana para tentar barrar essa proposta reacionária que visa prender os jovens, sobretudo os pobres e negros, e disciplinar toda a juventude com medidas repressiva, algo estratégico à elite no pós-junho de 2013. Tudo isto combinado com uma série de ajustes e ataques que precarizam cada vez mais a vida dos brasileiros.

Ao chegar à suposta “casa do povo”, fomos recebidos com um efetivo militar que impedia a nossa entrada. Sob ordem direta de Eduardo Cunha afirmando que impedir os manifestantes de entrar no local da votação “não é uma questão técnica e sim política.” Alguns manifestantes contrários a votação, que não faziam parte do alto escalão da UNE e não possuíam ligação direta com o governo federal, foram barrados na porta e só conseguiram entrar depois de muita pressão. A grande maioria dos manifestantes ficaram do lado de fora. Ironicamente a “casa do povo” mantinha suas portas fechadas para todos aqueles que queriam se manifestar contra o encarceramento e a retirada dos direitos da juventude representada pela PEC 171/93. Enquanto isso, do lado de fora da votação, a polícia utilizava gás de pimenta para dispersar todos os que se manifestavam contrários à medida.

Por que ser contra a redução da maioridade penal?

Aqueles que são favoráveis à medida argumentam dizendo que ela vem para punir os jovens que praticam crimes hediondos, argumento muito explorado pela grande mídia. Contudo casos como esse representam apenas 0,5% dos crimes cometidos por jovens entre 15 e 18 anos. A redução da maioridade penal não vem no sentido de tentar combater a violência, mas sim garantir os lucros de grandes empresários do sistema privado de encarceramento e aumentar a repressão aos jovens. Os cortes e ataques de Dilma, a falta de investimento e de políticas públicas são medidas que agravam a situação da vida da juventude brasileira e faz com que muitos busquem o crime como alternativa.

O sistema prisional brasileiro é um sistema falido, a superlotação ultrapassa 66%, constituindo a terceira maior população carcerária do mundo, sendo duplicada durante os anos de governo do PT. Dados comprovam 70% de reincidência dentre eles e enquanto as medidas socioeducativas, ainda que são insuficientes para recuperar juventude, não passa de 20%.

Enquanto querem encarcerar a juventude, a maioria dos políticos corruptos, muitos deles que votaram a favor da redução da maioridade penal, permanecem impunes. Roubam escancaradamente o dinheiro do povo, as verbas que deveriam ser destinadas para investimentos em educação, moradia, cultura, para garantir a esses jovens, que hoje veem como única alternativa uma vida no crime, condições dignas. É essa corja reacionária que apoia a redução da maioridade penal que se reverteria em lucros pra todos esses políticos corruptos que hoje roubam nosso futuro.

A hipocrisia do PT e do PCdoB e a UNE como braço aliado das políticas do governo

Quase todos os deputados do PT e PCdoB que votaram contra a redução fazem um discurso demagógico dizendo-se contra a redução, ao mesmo tempo em que cortam 9 bilhões na educação, aprovam as MPs 664 e 665, medidas que atingem diretamente o futuro da juventude cada vez mais precarizado. Os deputados governistas posicionam-se contra a medida proposta por Eduardo Cunha, entretanto costuram um acordo com Serra e outros setores para se aprovar a mudança no ECA. Mudança essa que propõe o aumento das penas de 3 para 10 anos e uma série de medidas que ao invés de proteger a juventude visam punir e reprimir ainda mais os jovens.

Essa manobra que o PT vem fazendo para, frente ao desgaste do governo e a rejeição massiva a presidente Dilma, tentar separar a própria de Eduardo Cunha e Levi, para que estes apareçam como sujeitos dos cortes e ataques, e não dizer que é o próprio PT que vem aplicando as medidas de direita. No caso da redução da maioridade penal, existe um consenso geral das elites e partidos da ordem, de que é necessário punir a juventude, e enquanto todos os olhos se voltam contra Eduardo Cunha, o PT passa por baixo um ataque negociando o aumento das penas e modificando a já restrita ECA.

A UNE por sua vez encontra-se completamente burocratizada servindo como aparato controlador dos jovens para passar as políticas do governo federal. Organizaram o ato contra a redução, para evitar que a luta contra a medida avance para um questionamento mais profundo de toda a casta política e principalmente do PT, e dessa forma, omitindo outros ataques no tema da redução como a proposta Serra-Dilma tentam defender o governo. E como se não bastasse, durante todo o ato no dia 30, a UNE defendia o parlamento como espaço privilegiado de decisão, mantendo uma forte ilusão no podre Congresso Nacional, em contraposição a fortalecer a luta independente da juventude.

Essa confiança no Congresso deu suas verdadeiras caras no dia seguinte, quando Eduardo Cunha aplicou uma manobra absurda ao colocar em pauta novamente a redução da maioridade penal, mas sem incluir o tráfico de drogas e roubo qualificado. Agora a redução passou na Câmara dos Deputados e deve ir ao Senado e tem que ser aprovada duas vezes em cada casa. Diante desse cenário, a saída não deve ser nem confiar no parlamento para votar contra a PEC, nem esperar que a UNE e os setores pró-governo vão organizar a juventude. É necessário confiar nas nossas próprias forças, através de uma forte mobilização, que lute contra todos esses ataques.

A UNE, Anel e outras entidades devem realizar um grande encontro com todos os jovens dispostos a lutar. E a partir de um plano de lutas, que vise massificar o movimento nas universidades públicas e privadas e com estudantes secundaristas, denunciando não só a política de Cunha e a PEC 171 mas todos as manobras e projetos para atacar a juventude, fazer um novo junho contra a redução da maioridade penal e o aumento das penas, em defesa do futuro da juventude.

Para barrar esse ataque histórico à juventude e a manobra de Eduardo Cunha, é necessário a mais ampla unidade. Somos contra a redução da maioridade penal, assim como PT, PCdoB, UNE e outros, mas também somos contra o aumento das penas que Dilma negocia com Serra. Tratam-se de dois ataques que não podem ser vistos como separados. Entrar nessa frente única sem desmascarar o acordo de Dilma e Serra para aumentar as penas é deixar de travar a luta política necessária com o Governo, linha adotada pela UNE.

Queremos discutir com PSOL e PSTU, que buscam unidade com a majoritária da UNE, é sim necessária a mais ampla unidade com todos aqueles que se colocam em defesa de uma pauta tão democrática quanto essa. Contudo parte dessa unidade deve ser clarificar a todos os jovens que hoje estão na base dessas organizações governistas, que para barrarmos o conjunto de ataques, é necessário romper com qualquer esperança no governo e passar por cima dessas direções estudantis que querem manter os estudantes passivos, lutar só contra os “conservadores”, mas não contra outras medidas repressivas desde que defendidas por Dilma e o PT.

Denunciar a proposta de aumento das penas, feita pelo PT e Serra, mostra como existe uma unidade nas elites e partidos da ordem, de que é preciso punir a juventude para que ela não se levante mais, como foi em junho. Com a crise e o desgaste do governo, um novo levante de juventude poderia aprofundar mais o rompimento das massas com o governo e abrir espaço para mais lutas e greve de trabalhadores. Esse risco os governos não querem correr, por isso já se preparam, como uma resposta a junho, para reprimir.

Assim, tanto PSTU, como o Juntos!, que estiveram em Brasília, nas suas declarações evitam de tocar na critica ao PT para manter uma suposta unidade na luta com a UNE, desperdiçando o momento de organizar a juventude e mostrar que é essa entidade e esse governo que também está orquestrando os ataques, só assim os setores anti-governistas vão conseguir chegar nos jovens que estão na UNE, e supera-la, sem isto não colocaremos nas ruas a força necessária para barrar a redução da maioridade penal.

Não fazer essa denuncia é seguir ignorando as políticas de ataque do governo e atrasando as experiências da juventude com as organizações políticas da ordem. Por isso é fundamental seguirmos na luta contra a redução e o aumento das penas, colocando a ANEL junto à oposição de esquerda da UNE na rua para aprofundar o questionamento ao regime e defender o direito ao futuro da juventude.

Na terça-feira dia 07/07 está sendo chamado um Dia Nacional de Luta Contra a Redução da Maioridade Penal. Nós da Juventude às Ruas fazemos um chamado para que todos participarem desse dia. Colocando-se claramente contra a redução da maioridade penal e contra o projeto Serra-Dilma que prevê o aumento das penas. Em defesa do futuro da juventude contra todos os ataques aos nossos direitos, para assim fazer um novo junho no Brasil.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias