×

HOSPITAL DA USP | “A gente tá trabalhando com medo” – Trabalhadoras do Hospital da USP denunciam condições precárias

Ontem, dia 23 de abril, ocorreu um ato chamado pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP para denunciar as precárias condições de trabalho no Hospital Universitário. O ato contou com a presença de trabalhadores do hospital de diversos setores, além de funcionários de outras unidades da USP e estudantes que foram levar solidariedade para aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia. O deputado estadual Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi, ambos do PSOL também estiveram no ato.

sexta-feira 24 de abril de 2020 | Edição do dia

No ato os trabalhadores e trabalhadoras do hospital denunciavam a falta de máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs), uma das trabalhadoras afirmou que o protocolo de uso de máscaras cirúrgicas, antes da pandemia, era de uma troca a cada duas horas e que, agora, o hospital está racionando máscaras e elas recebem uma máscara para o período de 12 horas. Além disso, não recebem toucas. A situação dramática faz com que trabalhem com medo de se contaminarem e contaminar os familiares. Muitas estão comprando toucas e máscaras, já que a direção do hospital se nega a fornecer os equipamentos necessários.

“A luta não começou agora” ...

O Hospital Universitário da USP, bem como os aparelhos de saúde em geral, sofre com o sucateamento há muitos anos. De 2014 para cá o hospital perdeu mais de 300 funcionários, principalmente por causa dos programas de incentivo à demissão voluntária (PIDVs) levados pelas duas últimas gestões da universidade. Os prontos-socorros infantil e adulto permanecem fechados para a população desde 2017. Além disso, no início do ano a reitoria, sob o comando de Vahan Agpyan e a superintendência do Hospital, dirigida por Paulo Ramos Margarido, tentou avançar com a política privatista, buscando acordos com convênios médicos para abrir a segunda porta e financiamento privado.

Por isso que a gente não tá parando de lutar, se a gente conseguir alguma coisa vai ter que ser assim

Veja os vídeos com o depoimento de duas trabalhadoras do hospital:

SAIBA MAIS: Comitê Virtual Esquerda Diário organiza denúncia das condições de trabalho no Hospital Universitário da USP




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias