×

Destruição | A ganância capitalista deixa 50 mil desabrigados em MG e 397 cidades em situação de emergência

As chuvas intensas provocam caos em MG, deixando 397 cidades em situação de emergência e 50 mil desabrigados. Durante as últimas semanas ocorreram 25 mortos. Há alguns meses Minas sofria com escassez de água, agora com as chuvas intensas, isso não é um desastre natural, é o capitalismo destruindo o planeta.

sexta-feira 21 de janeiro | Edição do dia

O Estado de MG está acostumado com manchetes causadas pela ganância e irracionalidade capitalista. Foi cenário dos atos criminosos causados pela mineração da Vale, que levaram às tragédias de Mariana e Brumadinho. Em 2022, novas barragens como a da Vallourec em Nova Lima, a Usina do Carioca em Pará de Minas estão sob risco de rompimento.

Minas não vê chuvas como essas há quase trinta anos, porém isso não é um passe livre de responsabilidade para Zema (Novo), Bolsonaro (PL), e todos os governantes e empresários capitalistas. Zema e Bolsonaro além de não apresentarem planos de emergência, cortaram verbas de prevenção a desastres. Para além disso, todos os governos anteriores, inclusive o do PT, governaram o país e Minas Gerais atendendo aos interesses das mineradoras e da burguesia. Para revertermos a destruição de nosso planeta precisamos de uma saída da classe trabalhadora.

Leia também o depoimento de Elisa Campos, diretora do Centro Acadêmico de Filosofia da UFMG sobre a situação do estado nos últimos dias.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias