×

A demagogia do oligarca de Alagoas e o pulo no barco do Lula 2018

Renan Calheiros (PMDB) solta declarações demagógicas contra Temer, terceirização e reforma da previdência visando sua reeleição e a candidatura de Lula 2018.

segunda-feira 3 de abril de 2017 | Edição do dia

Um dos arquitetos do golpe institucional e ratazana histórica do planalto central, Renan Calheiros saiu novamente em declarações contra Temer, apontando para o seu descolamento do governo com uma fala que extrapola os limites da demagogia. Em vídeo, que pode ser visto aqui, o senador alagoano diz ser contra a terceirização irrestrita e a reforma da previdência, pois “pune trabalhadores e o nordeste”. E arremata ao final: “o governo continua errático. E quem não ouve, erra sozinho”.

Por trás de declarações que parecem defender os trabalhadores, o pemedebista busca com isso uma oportunidade de reerguer a sua tão abalada aprovação no estado e se colar pouco a pouco no barco de Lula 2018. Em reportagem feita pelo Valor recentemente (31), fontes mostram como a ponte entre PT e Renan Calheiros nunca foi quebrada: “se Renan pular do 10° andar de um prédio, pode pular atrás porque lá embaixo é água” – frase que teria sido proferida por dirigentes petistas ao jornal Valor. Cabe lembrar a “defesa” de Dilma Rousseff que Renan habilmente fez durante sessão de impeachment no senado onde impediu a cassação da presidenta à revelia de setores do PSDB e do próprio PMDB.

A relação com a cúpula do PMDB (e as sucessivas declarações aparentemente pró-populares) apenas começou a se deteriorar no momento em que a Lava-Jato e o judiciário passaram a perseguir com mais força Renan. Para dar uma cara mais “limpa” ao governo, Temer deixou pemedebista de escanteio.

Agora o homem que presidiu a sessão que aprovou a PEC 55 e tantos outros ataques aos trabalhadores e à juventude sai de maneira demagógica em defesa... dos interesses populares! Santa demagogia! A cara de pau tem limites, assim como a paciência da população como se vê nas estatísticas de aprovação que são o que realmente motivam as ações do alagoano.

Ainda segundo o Valor, pesquisas apontam que Renan sofre possibilidades reais de não se reeleger em 2018 para o Senado, enfraquecendo o curral eleitoral da família e comprometendo a candidatura de seu filho para continuar no comando do estado. Os 73% de desaprovação falaram mais alto do que uma suposta compaixão com os milhões de brasileiros que vão sofrer com os postos de trabalho precários da terceirização, os baixos salários e as quase 5 décadas de trabalho para se aposentar.

Demagogia e interesses pessoais são o que move este que é um dos maiores animais políticos do país. A verdade é que nem Renan nem o próprio PT estão de fato interessados em barrar a terceirização irrestrita e a reforma da previdência. Não bastassem as propagandas da Dilma em defesa da terceirização, o salto de 4 milhões para 12,7 milhões de postos terceirizados no país durante os governos petistas, agora o silêncio das centrais sindicais diante da aprovação na Câmara foi assustador. Sobre isso nem Renan nem Lula abrem a boca...

Mas o que Lula diz é que o governo Temer, por ter chegado ao lugar que chegou da forma que chegou, não tem legitimidade para aplicar uma reforma como essa. Cabe a nós organizarmos a resistência, impondo às centrais sindicais que organizem de fato a paralisação nacional do dia 28 como parte da greve geral tão necessária para acabar de vez com todas essas reformas, derrubar o governo Temer e avançar na mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores. Até 2018, se não organizarmos uma resistência à altura, as reformas vão ter passado... já o barco que alguns tantos esperam vai estar ainda mais infestado de tantas outras ratazanas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias