O QUE É O COMUNISMO [Terceira parte]: A REVOLUÇÃO RUSSA SOB A GUERRA CIVIL. A DEGENERAÇÃO POLÍTICA.

A degeneração da Revolução Russa [parte 1] [VIDEO]

Gilson Dantas

Brasília

sábado 24 de junho| Edição do dia

De volta ao tema do comunismo no século XX, agora com a Revolução Russa.

Nesta primeira parte da aula 3 do MiniCurso O que é o comunismo, do dia 8/6/2017, em Brasília, o tema foi o da degeneração da Revolução Russa, isto é, o processo de stalinização da primeira revolução proletária da história.

Realizado na UnB, departamento de serviço Social/NEPPOS, esse MiniCurso abordou origens e fundamentos da ideia comunista, também o auge da ideia comunista com a vitória da Revolução Russa e agora estamos em outro momento do mesmo processo histórico, tomado pela aula 3 do MiniCurso.

Aqui se procura responder, de forma aproximativa, às seguintes questões, dentre outras: em que marcos históricos se deu a degeneração da Revolução Russa? Que papel teve, nesse processo, a invasão da Rússia, desfechada por mais de dez potências industriais e a consequente guerra civil durante anos em um país agrário que já tinha sofrido as consequências devastadoras da I Guerra Mundial por três longos anos?

Aquele processo reflete as dificuldades em relação à ideia do comunismo ou determinadas circunstâncias que conduziram ao isolamento da Revolução Russa? Era uma fatalidade ou uma possibilidade do real caso a revolução ficasse isolada? Quais as dificuldades internas daquela revolução que deram passagem ao processo social e político de degradação da direção do partido e do Estado? Que papel tinha o campesinato naquele processo, de revolução e também de retrocessos internos?

Que consequências decorreram do fato de a Rússia ter que se tornar um acampamento militar em meio a sucessivas calamidades sociais e sanitárias?
Em que nos baseamos para argumentar que se tratava de uma revolução que apontava na direção do comunismo, mesmo com todas as dificuldades?
O que tem a ver “a escola de Stalin” com a degeneração da III Internacional e com o "socialismo em um só país"? Com que espírito e princípios a direção leninista enfrentou os anos da guerra civil no primeiro Estado operário?

Esta é a primeira parte da aula.

Na sua segunda metade, o tema a ser tomado será, além da degradação stalinista da URSS, também os desdobramentos políticos mais amplos do processo de stalinização da Revolução Russa. Aguarde o próximo vídeo. Por enquanto, confira no vídeo abaixo, essa primeira parte da aula.

A degeneração da Revolução Russa:




Tópicos relacionados

100 anos da Revolução Russa   /    Revolução Russa   /    Leninismo

Comentários

Comentar