ECONOMIA MUNDIAL / PANDEMIA / CORONAVÍRUS / CRISE CAPITALISMO /

A crise da economia mundial em tempos de pandemia e pós-pandemia

Gilson Dantas

Brasília

domingo 10 de maio| Edição do dia

Patrocinada pelo Comitê Esquerda Diário do DF/GO, foi realizada palestra seguida de debate sobre a relação entre a grave crise econômica mundial em curso e a eclosão e o desenvolvimento da pandemia do COVID-19.

O Comitê, aberto à participação de todos os interessados, reúne-se, regularmente, para discutir temas do momento em torno da pandemia e seus desdobramentos.

Com foco nos elementos mais estruturais da crise capitalista na esfera econômica, a abordagem da fala procurou abordar questões como: por que o sistema não tem encontrado saída para sua crise nos fundamentos da economia capitalista? Por que a crise atual é pior do que a de 2008/09, que não foi superada apesar da brutal injeção de recursos públicos na economia? Por que tanto recurso estatal – como o que agora está sendo oferecido à economia – não se traduz em investimentos em plantas industriais e em crescimento?

Por que se pode dizer que o pouco crescimento da economia mundial está movido a crédito, que ele não tem nada de robusto e nem estrutural? Por que também a China possui uma dívida pública muito maior que seu PIB?

Por que a crise econômica profunda não é resultado do COVID-19 mas sim que os donos do poder econômico, os capitalistas, se aproveitam dela para promover maior concentração do capital? Qual o cenário econômico e político possível – ou possíveis – no pós-pandemia?

Esses e outros problemas que vinculando economia à pandemia e com foco central dos elementos concretos da crise econômica global foram tratados na palestra que você pode conferir abaixo.

O vídeo também traz para o leitor, um punhado de gráficos de tendências e contratendências da economia mundial nessa etapa, que permitem entender um pouco da trava estrutural desse sistema baseado na exploração do trabalho humano e na concentração de capitais.

Caso lhe interesse, a seguir o vídeo da palestra [e seus gráficos]:




Tópicos relacionados

pandemia   /    Coronavírus   /    Crise capitalista   /    crise econômica   /    Crise mundial

Comentários

Comentar