MOVIMENTO OPERÁRIO NO BRASIL / HISTÓRIA

A classe trabalhadora brasileira, sua história e seu legado político

Gilson Dantas

Brasília

sexta-feira 20 de abril| Edição do dia

A história da classe operária brasileira em três tempos: este curso, que está sendo realizado na Universidade de Brasília de abril a junho deste ano, tem como tema A formação e o desenvolvimento da classe operária no Brasil e sua primeira aula, realizada dia 18/4 passado, teve como tema A grande greve de 1917 e história da classe trabalhadora no Brasil desde suas origens [do final do século XX até 1922].

As próximas aulas serão A classe operária na era do PCB [dos anos 1920 até o golpe de 64], em 16/5; em seguida: A classe operária na ditadura militar e na era do lulo-petismo [1964-2018], em 20/6.

As aulas serão seguidas de debate e coordenadas pelo prof Gilson Dantas, pós-doutorando pela UnB e integrante do Esquerda Diário [autor do livro Natureza atormentada, marxismo e classe trabalhadora e Breve introdução à economia mundial]. O objetivo desse curso é resgatar, historiograficamente, o papel e a potência da classe operária brasileira, que já demonstrou sua capacidade de levantar dois partidos de base operária de grande porte [PCB e PT] e um grande movimento de massas de direção anarco-sindicalista – capaz de paralisar São Paulo, P Alegre e abalar a república oligárquica em 1917.

Também será realizada uma palestra especial sobre A questão negra nas origens da classe operária no Brasil.

As vitórias e as derrotas do povo negro desde os quilombos, as revoltas populares no Império e antes, e também os primeiros órgãos de luta do proletariado nativo e, em seguida, imigrante, serão narrados, época a época, sempre na perspectiva de uma classe que, se organizada e com a direção política de classe, com estratégia de poder e hegemonizando o povo pobre, tem, para o conjunto do povo brasileiro, o significado de única força capaz de arrancar nosso país das algemas do capitalismo.

Partimos da consciência de que o elemento mais importante – e menos destacado nas universidades – da história política do nosso país, vem a ser, indiscutivelmente, a história das lutas dos trabalhadores. Desde que tomada como fonte de lições políticas e estratégicas para hoje.

Organizado pelo NEPPOS/Serviço Social/UnB, o curso é aberto a qualquer participante, de qualquer origem ou cidade e suas aulas serão gravadas e disponibilizadas a qualquer interessado, divulgadas em especial pelo ED.

[Crédito de imagem: www.pilulas-diarias.blogspot.com.br]




Tópicos relacionados

História do Brasil   /    Juventude trabalhadora   /    Universidade de Brasília   /    História do povo negro   /    História

Comentários

Comentar