×

SAÚDE | A Comissão Mista de Orçamento ’’quer vender gato por lebre’’ ao querer dizer que a PEC 241/55 vai investir dinheiro na saúde

sexta-feira 25 de novembro de 2016 | Edição do dia

A Comissão Mista de Orçamento se reuniu nesta quinta feira para votar o relatório preliminar da proposta orçamentária de 2017. De acordo com a Agência Brasil, o Senador apresentou uma proposta preliminar de 9,9 bilhões de recursos para a saúde e 1,2 bilhões para a educação.

No que diz questão a Saúde, o Senador Braga explicou que houve alocação maior de verbas para cumprir a destinação de 15% da receita corrente liquidas. De acordo com o Senado, as despesas da educação e saúde serão compensada pelo aumento de 9 bilhões no teto da receita em 2017, informado pelo Ministro do Planejamento.
15% é o porcentual máximo que se pode investir para ações da saúde no ano que vem, por conta da PEC 241 que congela os gastos públicos. A PEC 241 que foi votada na Câmara dos Deputados, agora está sendo votada como a PEC 55 no Senado.

Frente a crise econômica que o país está passando e aos ataques que a classe trabalhadora e demais setores populares estão sofrendo, é bem provável que o relatório preliminar não passe na Câmara e que os deputados queiram enxugar este orçamento. Além disso, com a implementação da PEC 241/55, a área da saúde pública não terá o investimento necessário para termos um serviço de qualidade, pois o dinheiro que seria aplicado neste setor será congelado.

É claro que a intenção da Comissão Mista de Orçamento é legitimar a implementação da PEC, dizendo que ela vai trazer mais investimentos na área da saúde pública. O site da câmara dos deputados coloca que o orçamento destinou R$ 105,5 bilhões, o que vale a R$ 13,9% e com a PEC, o piso elevou para 15%. Num país onde a saúde pública é abandonada de forma consciente pelos os governos, o atual governo federal ’’investiu da saúde’’ em torno de 1,1%. Parece piada do site Sensacionalista, mas é o governo de Michel Temer.

Na verdade o governo federal não investiu na saúde, apenas corrigiu os gastos de acordo com a inflação. Ou seja, é uma propaganda mentirosa para tentar justificar que a PEC 241 vai trazer benéficios para os trabalhadores e setores populares da sociedade. Trata - se da saúde pública, que tem como ministro Ricardo Barros que afirmou que quem defende o Sistema Universal de Saúde é ’’ideologo porque tratam do assunto como se não existisse orçamentário’’

Frente aos ataques contra a saúde pública, mas também contra todos os outros ataques é preciso uma forte mobilização dos trabalhadores em conjunto com os demais setores populares da sociedade. Só assim que iremos barrar estas medidas impopulares de Temer.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias