CHINA / AMÉRICA LATINA / ESTADOS UNIDOS

A China hoje e seu peso na América Latina [Parte 1]

Que significado político pode ter o crescente peso da China na América Latina e na África?

Gilson Dantas

Brasília

sábado 8 de dezembro| Edição do dia

[imagem do Arcadio, site bobdavisblog.wordpress]

Foi realizada na UnB, como parte da linha de pesquisa sobre Imperialismo, a palestra-debate intitulada A China hoje e seu peso na América Latina.

A primeira parte desta palestra está reproduzida no áudio abaixo e nela são abordados os elementos factuais e dados econômicos que revelam forte e crescente presença da China no nosso continente.

A partir de uma “janela de oportunidade” decorrente de uma relativa retração dos Estados Unidos na América Latina, a China se lançou a emprestar e investir em várias economias latino-americanas, especialmente Chile, Venezuela, Brasil e Argentina, mas também Equador e Peru. O resultado desse movimento é que a China se faz bem presente na economia local e se transformou em mais um elemento da instabilidade da América Latina.

Em que setores a China penetrou? Em quê os empréstimos da China são qualitativamente diferentes daqueles feitos pelo FMI? A entrada na China se dá através da criação de novas empresas ou da compra de empresas já estabelecidas? Como os governos da América Latina têm encarado a presença chinesa? Por que a China necessita da América Latina? Qual a política e a estratégia de D Trump diante da ofensiva de Xi Jiping? Existe uma base na Argentina controlada pelo exército chinês?

Esses são alguns dos elementos dessa primeira parte da palestra.
Foi realizada no dia 20/11/2018 pelo prof Gilson Dantas, organizada pelo NEPPOS/UnB.

Caso lhe interesse, pode conferir no áudio abaixo a primeira parte da palestra, cuja continuação será postada no Esquerda Diário em poucos dias.




Tópicos relacionados

Guerra comercial EUA x China   /    América Latina   /    China   /    Estados Unidos

Comentários

Comentar