Internacional

CHINA / PANDEMIA / CORONAVÍRUS /

A China diante da pandemia: que lições tirar?

Gilson Dantas

Brasília

sexta-feira 24 de abril| Edição do dia

[Palestra no Comitê Esquerda Diário DF/GO em 18-4-2020]

Semanalmente são promovidas plenárias abertas para debates políticos e sanitários sobre a pandemia de COVID-19 pelo Comitê Esquerda Diário do Distrito Federal & Goiás.

O áudio da mais recente palestra, sobre a China na pandemia, encontra-se logo abaixo.

O debate – a partir da palestra – procurou responder a questões relacionadas às formas e ao método utilizado pela China na condução da pandemia do COVID-19.

Por exemplo, se sabe que a China demorou muitas semanas – mesmo depois de ter mapeado o genoma do COVID-19 – para acionar medidas no sentido de circunscrever a pandemia. Por que? Por que permitiu que uma epidemia virasse uma pandemia mundial?
Por que tanto a China quanto a OMS defenderam que as viagens internacionais continuassem, inclusive quando a pandemia já estava em três continentes? Quais as grandes contradições na condução da pandemia por parte de Xi Ji Ping? E a abordagem sanitária chinesa, por sua vez, traz lições importantes para outros países?

Abaixo temos a reprodução, em áudio de 1 hora, da palestra de 18/1/2020, que examina sob vários ângulos, a política do governo chinês para a pandemia do COVID-19.

[Crédito de imagem: site agenciabrasil.ebc.com, foto de Tyrone Siu-Reuters]

Caso lhe interesse, o áudio está disponível aqui:




Tópicos relacionados

Coronavírus   /    medicina social   /    Guerra comercial EUA x China   /    medicina do capital   /    China   /    Internacional

Comentários

Comentar