Juventude

OCUPAÇÕES

5 ocupações e aulas paradas, estudantes da UFMG radicalizam contra a PEC 241

Nessa segunda-feira (24) estudantes da UFMG ampliaram as ocupações e paralisações contra a PEC 241 do governo golpista de Temer.

segunda-feira 24 de outubro| Edição do dia

Assembleia dos estudantes do CAD 2

Além do prédio CAD 1 que atende aos cursos das biológicas e da saúde, e da FAE, que já estavam ocupados, os estudantes ocuparam o CAD 2 (que atende aos cursos das ciências humanas) logo de manhã numa assembleia com cerca de 300 alunos.

Os estudantes ocuparam a Faculdade de Arquitetura. O IGC amanheceu paralisado e votaram hoje à noite a ocupação do prédio. Hoje também aconteceu assembleia da Veterinária e Aquacultura com mais de 120 estudantes que votaram apoiar a ocupação do CAD 1, prédio onde há aulas dos cursos.


Assembleia da arquitetura


Assembleia IGC


Assembleia Veterinária e Aquacultura

Os professores em assembleia auto convocada na FAE soltaram uma nota em apoio à ocupação e votaram paralisação das atividades até a próxima assembleia da categoria. Os estudantes de Gestão Pública já se pronunciaram contra a PEC 241 e tiveram a adesão quase unânime na paralisação de hoje.

Amanhã acontece assembleia unificada dos cursos da saúde e outra do curso de História. Também ocorrerá assembleia dos estudantes do ICEX e da FAFICH. O curso de Filosofia paralisa dia 27 com assembleia para discutir a mobilização e greve estudantil. A Antropologia paralisa também no dia 27.

Os estudantes das ocupações do CAD 1 , CAD 2 e da FAE, além de estudantes de outros cursos, também estiveram no ato no centro de BH contra a PEC 241 formando um grande bloco da UFMG.

A grande ausência nesse dia de atos em todo país contra a PEC 241 foram as grandes centrais estudantis e sindicais, que também em Belo Horizonte, não organizaram um plano de lutas pela base. Mesmo sendo um dia de luta importantíssimo, o DCE da UFMG, assim como a UNE e a UBES, não estiveram na mobilização no dia de hoje. CUT e CTB também não estiveram presentes. Estas são as entidades que também deveriam unificar o processo de ocupações e construir a solidariedade às ocupações existentes, mas não o fazem.

Os estudantes da UFMG vêm dando um importante exemplo de luta, radicalizando contra a PEC e se organizando pela base e por assembleias dos cursos, ao lado das mais de 1000 escolas, institutos e universidades federais ocupadas por todo país contra a PEC 241, a reforma do ensino médio e os ataques do governo golpista à educação.

Páginas das ocupações até agora:
CAD 1: https://www.facebook.com/OcupaCAD1UFMG

FaE: https://www.facebook.com/ocupapelaeducacao/

CAD2: https://www.facebook.com/OcupaCAD2UFMG/

Ocupa Tudo UFMG: https://www.facebook.com/OcupaTudoUFMG




Tópicos relacionados

UFMG   /    Belo Horizonte   /    Juventude

Comentários

Comentar