×

PRÉ-CANDIDATURA NO ABC | 5 motivos para neste domingo construir uma voz anticapitalista em Santo André

Domingo agora, 24/07, ocorrerá o lançamento da pré-candidatura da Professora Maíra Machado, dirigente do MRT, a vereadora de Santo André pelo PSOL. Convidamos a todos que compartilham com Maíra uma luta cotidiana pelas lutas dos trabalhadores e dos setores oprimidos ao lançamento, dando 5 motivos para construir junto conosco uma campanha anticapitalista em Santo André:

Virgínia GuitzelTravesti, trabalhadora da educação e estudante da UFABC

terça-feira 19 de julho de 2016 | Edição do dia

1º Motivo: Não é apenas Maíra, mas uma ideia anticapitalista de centenas de trabalhadores, jovens e lutadores contra as opressões.

Diferentemente dos políticos que buscam construir suas carreiras para enriquecer com altíssimos salários e todos os privilégios, sempre dizendo amém aos patrões e ao imperialismo, Maíra não fala por si só. Mas, representa centenas de trabalhadores, jovens e lutadores contra todas as formas de opressão. Defende que todos os políticos e juízes recebam o salário de uma professora da rede pública, a exemplo do que faz os parlamentares da Frente de Esquerda na Argentina, que vivem com o salário de uma professora doando o restante para as lutas em curso, além de se colocarem na linha de frente dos conflitos. Isso é oposto ao perfil que mantêm os políticos brasileiros que, como vimos na votação do Impeachment na Câmara, expressam preocupações bem individualistas: suas próprias famílias, cachorros e salários.

2º Motivo: É possível apresentar uma alternativa à esquerda do PT, em defesa dos nossos direitos

A crise política que golpeou o PT tem um peso enorme no ABC, de onde veio sua principal figura: Lula! Muitos trabalhadores se sentem traídos, porque veem que ele se tornou mais um partido que está ao lado dos grandes empresários, enchendo os bolsos de corrupção e que nem mesmo contra o golpe institucional mostrou qualquer lembrança do PT das lutas dos anos 80. Mas, sabemos que a direita golpista, grande aliada do petismo em seus anos de mandato, não veio para melhorar nossa situação. Ataque atrás de ataque, querem usar da nossa insatisfação com o PT pra descarregar a crise nas nossas costas.

Não podemos aceitar que a direita se fortaleça pelos erros do PT, que sempre conciliou os interesses dos trabalhadores com os da burguesia, que quer arrancar todas as gotas do nosso suor para alimentar sua ganância de lucro. É possível expressar uma voz verdadeiramente independente dos patrões, que se coloque para enfrentá-los e para que sejam eles a pagar pela crise que criaram.

3º Motivo: Para fortalecer um grito antiburocrático

Não é segredo para ninguém que a maioria dos sindicatos tem conchavos com as patronais e perseguem qualquer trabalhador que ouse questionar a imensa vontade dos poderosos de aumentar a jornada de trabalho, de reduzir os salários e demitir milhares para manter seus lucros. A força dos trabalhadores está na sua própria organização e é para fortalecer essa voz e o direito de organização dos trabalhadores que queremos levar milhares de vozes anticapitalistas para dentro do parlamento, ajudando a desmascarar o papel nefasto da CUT, CTB, Força sindical e tantas outras direções que freiam e traem nossas lutas.

4º Motivo: Para denunciar o machismo, o racismo e a LGBTfobia existente no capitalismo

As denúncias de machismo, racismo e LGBTfobia são cada vez mais fortes, na mesma proporção que são ignoradas pelos governos, justamente porque eles aceitaram administrar o capitalismo que não existe sem oprimir e explorar. É para fortalecer o combate cotidiano e a organização dos movimentos que combatem toda forma de opressão que são os pilares de sustentação do capitalismo! Que não deixem Feliciano, Malafaia e Bolsonaro serem a única voz dentro destes espaços e que os denuncie como responsáveis, assim como a mídia golpista, a Igreja, a polícia e a Justiça, que sempre atuam em favor dos agressores.

5º Motivo: Em defesa de Junho de 2013, dos secundaristas e de uma educação verdadeiramente libertadora

A direita veio com tudo para atacar a juventude e seu direito de construir o futuro. Querem enterrar o gigante que despertou em junho de 2013 e forjou sua nova geração de jovens lutadores, como vimos nas ocupações de escolas que fizeram o poderoso Geraldo Alckmin retroceder. A luta por uma educação pública, laica e verdadeiramente libertadora para todos está mais do que viva, por isso o combate cotidiano contra a precarização da educação e contra o projeto “escola sem partido”. É nessa luta que nossas vozes anticapitalistas, de jovens trabalhadores, secundaristas e universitários podem também se encontrar.

Venha ser mais uma voz anticapitalista para construir uma nova sociedade, verdadeiramente igualitária, uma sociedade Socialista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias