×

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO | 13 de Maio - Da Abolição que nos fizeram acreditar

Dos livros de História (desses que aprendemos na escola) para o real motivo que a Princesa Isabel libertou milhares negros escravizados sem ao menos garantir condições de sobrevivência e 128 anos depois das lutas que ainda travamos.

Em 13 de Maio de 1888 a princesa imperial regente Isabel assinava a Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil, lei esta que foi precedida pela Lei do Ventre de 28 de Setembro de 1871 a qual libertava todas as crianças nascidas de pais escravos e pela Lei Saraiva – Cotegipe de 28 de Setembro de 1885 que regulava ‘’a extinção gradual do elemento servil’’. O processo de abolição da escravatura no Brasil começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, o projeto de lei de abolição foi apresentada à Câmara Geral pelo então ministro da Agricultura Rodrigo Augusto da Silva. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir a escravatura.

Da exclusão do negro na sociedade

Nenhuma lei da época contemplava os negros libertos que haviam sido escravizados como cidadão brasileiro para qualquer efeito na vida social,política ou pública. Vários projetos sobre abolição já haviam sido apresentados desde o primeiro reinado em 1826 seguido de outro em 1830 em que propunha a abolição gradual e em 1831 outro projeto declarando que o ventre não transmitia a escravidão,leis estas que somente anos mais tarde foram outorgadas.

Alguma semelhança com o passado? Pois nós negros continuamos sendo excluídos da sociedade onde temos de lutar diariamente e conseguimos a inclusão além de muitas lutas por meio de projetos,leis que de alguma forma faça valer nossos direitos e participação em uma sociedade que faz questão de nos excluir,com um sistema que nos reprime,onde ganhamos menos e na maioria das vezes com trabalhos precarizados.

E como diz a música de Elza Soares ‘’ a carne mais barata do mercado é a carne negra’’.

O que realmente levou à Abolição:

Antes do movimento abolicionista ganhar força,o problema da falta de mão e obra chamada na época de ‘’falta de braços para lavoura’’ já atrapalhava o crescimento de São Paulo e Rio de Janeiro. Tentaram atrair mão de obra estrangeira por meio da imigração porém não com o sucesso esperado. As duas formas estabelecidas para instalar os imigrantes eram : organizando colônias onde os imigrantes eram proprietários de terra ou os instalando em fazendas de café onde trabalhavam como meieiros.

O projeto de Lei Áurea foi decorrência de pressões internas e externas uma vez que estava na nova etapa do capitalismo,o número de escravos havia diminuído muito nas décadas anteriores devido à abolição do tráfico de escravos em 1850, as frequentes epidemias de varíola,à guerra do Paraguai onde muitos morreram e as leis anteriores outorgadas.

Aboliram as senzalas porém as estruturas políticas,sociais e legais construídos em séculos de colonização racista sempre permaneceu pouco antes da Abolição foi feita uma reforma agrária que limitava a posse de terra a quem pudesse pagar,sendo que antes era basicamente ocupar e cultivar.

Foram séculos de sofrimento,torturas,mortes para um dia deixarem a condição de escravizados a jogados na sarjeta sem moradia,comida,educação(educação esta ainda muito lutamos ter).

Das nossas lutas e consequências

A cultura ocidental acredita na superação de todos os preconceitos do passado,após séculos de exploração e desumanização acreditando que uma assinatura resolveu tudo, o final feliz que nunca houve e com a imagem da princesa salvadora.
Mas quando se vive a consequência da barbárie cometida lá atrás nos deparamos com as inúmeras estatísticas que as comprovam a tamanha farsa que tentam nos fazer engolir.Os negros ainda são a maioria mortos nas periferias, a presença no ensino superior ainda é mínima, os salários são menores que o de uma pessoa branca, empregos precarizados e assim uma lista infinita presentes em nosso cotidiano que nada mais é a negligência produzida nas senzalas e perpetuada nas favelas.

E seguimos com a versão ensinada nas escolas da princesa apaziguadora e salvadora que muitos ainda preferem acreditar, com o embranquecimento da nossa história e quando não até mesmo da cor de nossas peles para a versão do racismo e escravidão que não acabaram em 128 anos atrás e estão presentes implicitamente e imposta como quem diz ‘’ este é o lugar de vocês’’.

É preciso ir atrás da real historia de nossos ancestrais,é preciso saber os meios para lutar e reverter todas as atrocidades que foram e ainda são cometidas e a união para chegarmos a sonhada liberdade.


Temas

Opinião    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias