×

VÍDEO | 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba e seu impacto na América Latina

Kleiton NogueiraDoutorando em Ciências Sociais (PPGCS-UFCG)

quinta-feira 21 de junho de 2018 | Edição do dia

Na Quinta-feira, 14 de Junho, realizou-se a mesa-debate: “100 anos da Reforma Universitária de Córdoba e seu impacto na América Latina” na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), organizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisas Sobre Estado e Lutas de Classes na América Latina (PRÁXIS). A mesa-debate contou com a participação do Professor Gonzalo Rojas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por Esquerda Diária e integrante do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), Danilla Aguiar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi coordenada por Nivalter Aires, da UFRN. Disponibilizamos o vídeo completo da mesa-debate que foi produzido e editado pelo Práxis.

Destacamos a importância da reflexão da temática abordada na mesa-debate pela sua atualidade, principalmente no que diz respeito à necessidade de democratização da universidade e sua vinculação a classe trabalhadora e os setores populares. A reforma universitária de Córdoba traz um arcabouço de experiência importante que precisa ser conhecido pela ampla maioria dos estudantes na sua dinâmica num contexto de guerra e revoluções e para construir um novo movimento estudantil numa perspectiva anticapitalista.

No dia 17 de Julho o professor Gonzalo Adrian Rojas publicouuma matéria neste mesmo jornal na qual é possível verificar uma síntese dos principais pontos e momentos da Reforma Universitária de Córdoba.

Elencamos de modo preponderante a experiência e o legado deixado pelos estudantes da Universidade de Córdoba que naquele ano de 1918 não se resignaram com uma Universidade ligada organicamente as classes dominantes e ao clero na Argentina. Ressaltamos que essa experiência evidencia o papel ativo do movimento estudantil enquanto ator social na promoção de mudanças sociais pautadas por uma orientação inerente a luta de classes e na concretude de um projeto comunista de sociedade.


Temas

Marxismo    Teoria



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias